Para os maniacos por downloads... a internet dos sonhos



Bom a IBM acabou de anunciar algo fantastico, um novo chip que promete downlads quase instantaneos. Para poupar o exforço de escrever um texto tecnico falando dele, ai vai a noticia fresquinha (ou quase) doForumPCs:


" Com o novo chipset, um filme que leva 30 minutos para ser baixado hoje, leverá um segundo. A nova tecnologia chega ao público em 2010.

Nesta segunda-feira (26/03), pesquisadores da IBM apresentaram um protótipo de chipset de transceiver óptico que promete fazer com que usuários baixem filmes ou compartilhem dados pela internet com velocidade oito vezes maior que as atuais tecnologias permitem. Transceiver é um dispositivo que recebe e envia dados por meio de ondas sem fio.

O chipset, que tem previsão de lançamento para 2010 e poderia ser usado tanto para aplicações corporativas quanto pessoais, pode transportar dados a 160 Gbps (gigabits por segundo) ao representar informações de acordo com pulsos de luz em vez de elétrons.

A grande procura de usuários por mídias digitais como filmes, músicas e fotos causou uma explosão do volume de transmissão de dados na internet, e aumentou a necessidade de maior banda e conectividade, disse T. C. Chen, vice-presidente de ciência e tecnologia da IBM Research, em uma declaração.

A IBM diz que pode dar conta do recado, construindo o novo chipset com um transceiver óptico com a tecnologia do padrão CMOS, e combinando-o com componentes ópticos de materiais exóticos como o arsenieto de gálio e um composto a base de fósforo. O pacote final tem dimensões de 3,25 por 5,25 milímetros, pequeno o suficiente para ser integrado em uma placa de circuito.

Apesar dessas tecnologias já existirem, provavelmente levará ao menos três anos para que fornecedores possam produzir componentes em grande escala para que a IBM coloque os transceivers ópticos para sua linha de produtos"



Bom, no começo talvez demore um pouco para a ideia difundir. Mais creio que em poucos, placas mães já viram com essa nova tecnologia. Novamente revolucionando em anos, o que custou décadas para se conseguir. Ou sera isso só um sonho?

A essas alturas sou como o Tremulante, acho que é mais possivel que fiquemos sem agua.

1 comentários:

  Thomas

12:11 PM

Quando é bom demais demora o dobro do tempo para chegar até nós. E 30 (minutos) divido por 8 (8 x mais rápido) não dá 1 segundo hehehe, já tinha notado essa contradição em outras fontes também, creio que não explicaram direito...

Post"s Relacionados




Recomendamos