A influência da mídia: Fazer o Quê? A Vida é assim!!

Olá galerinha do blog...esse é um texto que fiz em aula (jornalismo), em análise ao filme "O Show de Truman", por isso em alguns trechos me refiro ao filme....quem assistiu vai entender, quem não assistiu,o q acho difícil, visto que eu já tinha assistido outras duas vezes, eu recomendo!!!!

A influência da mídia na nossa vida? Ora! Que influência?
Só por que no último capítulo da novela quase ninguém sai de casa, embora todos já saibam: no fim o bem vence, aumenta e muito a taxa de natalidade, os maus são punidos e a última cena normalmente é um lindo beijo entre os protagonistas?
E por que aquele vestidinho da personagem da Adriana Estevez virou moda mais rápido do que espalha incêndio nos barracos da favela? E aquele esmalte da apresentadora que eu quero comprar? “Lindo hein!”. E a cozinha do programa da Ana Maria Braga que eu quero uma “igualzinha”? “Aquilo é um sonho!!”.
Claro que somos influenciados pela mídia, agora se isso é bom ou ruim cabe a cada um decidir.
Confesso que, apenas a título de curiosidade, gostaria de assistir a um filme, novela, série, enfim, qualquer produto cultural sem Merchandising nenhuma. Você já imaginou? Impossível “né”?
Dia a dia somos bombardeados por uma sem número de mensagens semióticas que nosso cérebro vai guardando e interpretando e é através delas que construímos nossas realidades, nossas opiniões, nossa aparência. Não pense que você é o que você é apenas por vontade sua.
O importante mesmo é: somos influenciados e aceitamos as influências.
Quantas vezes você já se deparou com uma peça teatral, um filme (como o que acabamos de assistir) ou música que criticam a influência da mídia sobre as pessoas, vemos e revemos, ouvimos e re-ouvimos e ao final soltamos aquela frase: “Fazer o quê? A vida é assim!”.
A exemplo do que pudemos acompanhar no filme é possível libertar-se desta influência desde que, consigamos perceber o que é bom ou ruim nela e que tomemos a decisão de que é “a hora da libertação”.
Mas por hora eles continuam sendo os “deuses” e nós pobres e relis mortais manipuláveis. Fazer o quê? A vida é assim!

2 comentários:

  Tremulant

12:06 PM

Texto muito bom.
Claro né, quem foi que escreveu! só podia sair caisa boa

Que somos influenciados isso é fato e quem ignora é cego ou ignorante. Cabe a nós decidir se isso vai ou não ser decisivo na nossa vida e se isso vai ser bom ou ruim

Eu nunca conseguiria explicar isso com a clareza da nossa amiga jana ^^

  Didgio

4:16 PM

Essa é a nossa garota.
Qualquer dia te vejo como comentarista no jornal do almoço!

bjus!

Post"s Relacionados




Recomendamos