Citações - Suicídio

Antes de mais nada quero deixar bem claro que nã opretendo me suicidar. Apenas entrei no Wikiquote procurando algumas citações interessantes e me deparei com o tema.

"Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida." - Augusto Cury

"A ideia do suicídio é um potente meio de conforto: com ela superamos muitas noites más." - Friedrich Nietzsche

"Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história." - Trecho que encerra a carta-testamento de Getúlio Vargas, escrita pouco antes de seu suicídio.


O que leva uma pessoa a dar cabo da própria vida? Essa é uma questão que sempre deixa intrigadas as pessoas que se dizem "normais" ou "comuns". Parece algo tão absurdo e condenável, além do mais quem comete suicídio está sendo ingrato com Deus por não aproveitar a vida que ele deu. Não é? (aqui tem um pouco de ironia).

A vida é tão bonita, é só uma questão de saber procurar essa beleza. Cada um de nós a encontra de uma forma, seja na pessoa amada, seja em uma obra de arte, seja em uma bela paisagem, seja em um trabalho no qual nos sentimos realizados. Enfim, a vida é bela e eu não duvido disso, mesmo que ela não tenha se mostrado tão bela aos meus olhos até agora mas isso é tema pra outra hora.

Há cerca de um ano atrás um "cara" que trabalhava cometeu suicídio, foi muito estranho, foi terrível, principalmente pra família dele. Fiquei também abalado confesso. Entretanto algumas pessoas diziam que não tinham pena pois quem tira a própria vida não merece compaixão. Mas como é que alguém se sente na competencia de julgar os atos de uma pessoa sem saber pelo que ela realmente passava? não dá, não é possível. Por mais que meus prinípios digam que isso é condenável eu não posso aplicá-los pra julgar outra pessoa, é covardia, é sinal de ingorãncia. Ignorancia pois se ignora tudo pelo que aquela passou e por ignorar também os princípios daquela pessoa.

A primeira citação lá em cima é interessante e nos leva a pensar por um ponto de vista diferente. Qunado alguém quer se matar não é pelo fato de não gostar da sua vida, mas por não suportar a dor que ele sente nessa vida, é um alívio, um modo de resolver o problema e se livrar da dor. Enquanto uns fazem isso conversando com um amigo, outros rezam e outros cometemsuicídio. Nao estou dizendo que é justificável, mas é no mínimo compreensível (dependendo do case claro).

Getúlio Vargas se matou mas a sua memória vai existir enquanto existir a humanidade, assim como Hitler e tantos outros. Uma pessoa que cre em vida após a morte se suicida na esperançe de achar um lugar melhor, onde a sua dor vai ser sanada. Mas é extremamente angustiante pensar naqueles que em nada creem e que dão cabo da própri vida apenas pra se livrar da dor e do desespero. Afinal o que mais os resta se nada mais existe além dessa vida e da dor que ela nos faz carregar?

Quem me conhece vai entender esse texto com um pouco mais de clareza (eu espero).

Que todos encontre a beleza que háem suas vidas, inclusive eu.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos