Tudo que você sempre quis saber sobre submarinos, ou quase.

Todo munda sabe o que é um submarino, se não sabe, vou apresentar-lhe:


Isso é um submarino!

Agora vamos as informações:

Como um submarino mergulha e submerge?
Todos os navios de superfícies, como também um submarino na superfície, tem condições de flutuação positivas, pesando menos do que a água que ele desloca. Para submergir hidrostaticamente, um navio deve ganhar uma flutuação negativa, ou aumentando seu próprio peso ou diminuindo o deslocamento de água. Para controlar seu peso, os submarinos são equipados com tanques com lastro, o qual pode ser preenchido com água ou esvaziado com ar pressurizado.(Wikipedia)
Falando de um modo mais simples, ele possui tanques. Quando o navio quer afundar, ele enche esses tanques com água para ficar mais pesado. Quando quer vir a superfície, ele os esvazia.

Como os submarinos se locomovem?
Os submarinos são movidos por élices, turbinas. Essa por sua vez são movidas por motores ou por vapor. Os motores são movimentos por diesel e o vapor é conseguido apartir do aquecimento da água por reações nucleares - os famonos submarinos nucleares. Um submarino normal pode passar dias sem vir a superfície, equanto os nucleares podem passar décadas! O reator nuclear que move o navio pode funcionar por muitos anos sem precisar ser reabastecido.

Como um submarino pode ficar tanto tempo sem vir a superfície?


Vamos subdividir a coisa:

O ôxigênio dentro do navio - Quando respiramos nossos corpos consomem ôxigênio e tranformam em dióxido de carbono. Ou seja, você vai respirando e uma hora o ôxigenio acaba, você começa a sentir falta do ar. Você está num ambiente com altas quantidades de dióxido de carbono. Como o navio é um lugar ixolado, ele precisa de alguma forma reciclar o seu ar. "O oxigênio é fornecido pelos tanques pressurizados, por um gerador de oxigênio (que pode formar oxigênio a partir da eletrólise da água) ou por algum tipo de "reservatório de oxigênio" que o libera através de uma reação química muito quente. O dióxido de carbono pode ser removido do ar quimicamente, usando-se uma mistura de hidróxido de sódio e hidróxido de cálcio em dispositivos chamados depuradores de gás."(HowStuffWorks)

Aguá e comida dentro do navio - Inevitávelmente a comida é estocada - não há como criar animais ou plantar algo lá dentro. A agua é obtida de uma forma diferente, ela é destilada da água marinha. "A unidade destiladora aquece a água do mar até esta chegar ao ponto de vapor, o que remove os sais, e, em seguida, resfria o vapor de água em um tanque coletor de água potável".(HowStuffWorks)

Aquecimento - Nas água geladas, os navios possuem aquecedores elétricos.

Combustível - Como dito anteriormente, alguns deles movidos por reatores nucleares podem passar anos, décadas sem precisar serem reabastecidos.

Submarinos militares
Como muitas coisas nesse mundo, ele foi criado inicialmente com fins militares. Hoje um submarino é uma poderosa arma, podendo abrigar dezenas de torpedos e ogivas nucleares. Alguns submarinos podem lançar misseis guiados, como o SS-N 20 Sturgeon, capaz de alcançar 8300 km de distancia. Eles possuem ainda um casco de até cinco camadas que os faz ficar mais silencioso e resistente.


Ta aí um dos maiores do mundo.

O maior submarino do mundo
Ainda em construção, ele pertence a Grâ-Bretanha. Batizado de "The Astute" (O Astuto), ele pesa 7.200 toneladas. Ele pode pode transportar até 38 mísseis Tomahawk e torpedos Spearfish, capazes de destruir um tanque de guerra de grandes dimensõe, sendo que - teoricamente - ele pode ficar 35 anos submerso. Os poderoso Tomahawk podem atingir um alvo a 1.400 milhas de distância. Ele transporta 98 marinheiros e é claro, é nuclear - possue dois reatores.

O Brasil e os submarinos

O Brasil atualmente é o único país da america do sul com tecnologia sufiente para produzir submarinos. A Força de Submarinos da Marinha do Brasil possui 5 submarinos: O Submarino Tupi (S-30), o Submarino Tamoio (S-31), o Submarino Timbira (S-32), o Submarino Tapajó (S-33) e o Submarino Tikuna (S-34). Os quatro primeiros são submarinos da Classe Tupi ( IKL-1400 ton ) e o último da Classe Tupi Mod.

1 comentários:

  Clarissa

11:32 AM

Olá! Bacana vc citar o nosso site, obrigada! Em breve teremos várias novidades no ar. E agora tb estamos no orkut, temos um perfil e uma comunidade oficial. Gostaríamos de te convidar pra participar: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=43023989 Abraços!

Post"s Relacionados




Recomendamos