Com vocês, a receita da Coca-Cola! Será !?


Existe um mito de que a receita da Coca-Cola é guardado a sete chaves. Bem, é um pouco de presunção imaginar que ninguém tenha descoberto a verdadeira formula, o fato é que ninguém conseguiu chegar no mesmo resultado. O que existe são alguns "genéricos", mais nenhum tão forte e tão viciante quanto a Coca-Cola.
Como eu não me conformo com meias verdades eu fui atrás, o site conciencia.net traz uma coisa interessante:

O texto deles começa com:


Extraído na íntegra de "Por Deus, Pela Pátria e Pela Coca-Cola", de Mark Pendergrast. Apêncice pág 379-383. Editora Ediouro, 1993. O livro "coincidentemente" sumiu das livrarias e sebos do país.


QUANDO RESOLVI escrever uma história geral da Coca-Cola, não tinha idéia de que descobriria a fórmula original, e ainda menos no ventre da própria companhia. Afinal de contas, tratava-se do segredo mais bem guardado do mundo, um segredo que a companhia se recusara a revelar a despeito de duas ordens judiciais. Em 1977, a companhia preferiu deixar a Índia a entregar a fórmula secreta a um insistente governo. Ainda assim, parece que consegui o impossível. Certo dia, Phil Mooney, o arquivista, trouxe-me uma pasta com papéis amarelados e dilacerados, que haviam sido cuidadosamente restaurados e postos entre lâminas de plástico. Explicou-me que eles constituíam os restos do livro de fórmulas de John Pemberton, doados à companhia na década de 1940. (...)

Com coração batendo em disparada, folheei com todo cuidado as páginas preservadas, embora, claro, pensasse que a companhia escondera um item crucial em algum lugar. Por isso mesmo, fiquei atônito ao descobrir o que parecia ser uma receita de Coca-Cola, sem nome, exceto por um ''X" no alto da página:


O relato extraído do livro conta a história de um escritor-investigador que teria se deparado com a formula secreta da Coca-Cola. História seguida mais tarde pela receita:

Receita hiper-ultra-super secreta da Coca-Cola


* Citrato de Cafeína 1 onça (28,350g)
* Ext. de Baunilha 1 onça
* Saborizante 2 112 onças
* F.E. Coco 4 onças
* Ácido cítrico 3 onças
* Suco de Lima 1 quarto
* Açúcar 30 libras-peso
* Água 2 1/2 galões (3,785 litros)

* Caramelo o suficiente

* Misture o Ácido de Cafeína e Suco de Lima em 1 quarto de água fervente e acrescente baunilha e saborizante quando frio.

Saborizante:

* óleo de Laranja 80
* óleo de Limão 120
* óleo de Noz-Moscada 40
* óleo de Canela 40
* óleo de Coentro 20
* Nerol 40

* Álcool 1 Quarto
* deixe descansar 24h


Receita verdadeira da Coca? Difícil dizer. Mais uma das teorias da conspiração? Talvez, o escritor também foi atraz para descobrir se sua descoberta era real. Leia o resto e tire suas próprias conclusões.
Mas tem algo muito inteligente no fim da história, um motivo pela qual a Coke-Cola Company mais brinca de esconder do que faz isso de verdade. Em seu livro, nosso bravo investigador certa vez conseguiu fazer com que um dos porta vozes da empresa baixa-se a guarda e com um sorriso lhe desse uma outra cópia da receita. A conversa relatada segue assim.

- "Aí está. Agora, o que é que vai fazer com ela?"
- "Bom, vou incluí-Ia no meu livro."
- "E ... ?"
- "Alguém pode resolver estabelecer-se e concorrer com a The Coca-Cola Company."
- "E que nome ele vai dar ao produto?"
- "Bem, não poderá chamá-lo de Coca-Cola porque vocês o processariam. Vamos dizer que o chamem de Yum-Yum, e que insinuem, de uma forma a não dar razão a um processo judicial, que a Yum-Yum é na verdade a fórmula original da Coca-Cola."
- "Ótimo. E daí? Quanto vão cobrar por ela? Como vão distribuí-la? Como vão divulgá-la? Está entendendo aonde quero chegar? Gastamos mais de 100 anos e volumes inacreditáveis de dinheiro construindo o capital dessa marca. Sem nossas economias de escala e nosso inacreditável sistema de comercialização, quem quer que tentasse duplicar nosso produto não chegaria a lugar nenhum e teria que mudar coisas demais. Por que alguém se daria ao trabalho de ir comprar Yum-Yum, que é realmente igual à Coca-Cola mas que custa mais, quando pode comprar a Coisa Real em todo o mundo?''

Não consegui pensar em coisa alguma para dizer.


Ter a informação e saber o que fazer com ela são duas coisas completamente diferentes.

PS: Alguém ai quer a receita da Fanta? Essa é garantida! Pega ai:

* 3 cenouras.
* meio copo de suco de limão rosa.
* uma laranja pêra.
* açúcar.
* 2 litros de água gelada filtrada.

(Tudo Gostoso -Uol)

2 comentários:

  Heitor

4:22 PM

um texto muito belo!
ironia, sarcasmo! hahaha!

parabéns para o redator! rs!

  Didgio

10:12 PM

obrigado! São esses elogia que fazem-me continua!

Post"s Relacionados




Recomendamos