Especial 2° Guerra Mundial - Informações, curiosidades, números.

Eu resolvir fazer um especial, uma "apanhadão" sobre a segunda guerra mundial. Aos poucos, nos próximos dias, eu vou falar sobre acontecimentos, dados e algumas curisidade. Bem, toda história tem um personagem, um começo e um motivo. Isso você pode ver aqui. Mais o que posso dizer é que a maquina Alemã, liderada pelo gênio e louco Hitler, resolveu dominar o mundo, não foi fácil empedi-los!


Parte I - O dia D.



Um pouco de um ano antes do fim da guera, esse dia ficará marcado para sempre na história, grandioso ou terrível, quem sobreviveu tem pesadelos até hoje.
Segundo os sobreviventes: "Abriram-se as portas do inferno". 6 de Julho de 1944, as 6:30 da manha, denominado de Operação Overlord, o ataque tinha início. Uma das maiores ofencivas dos aliados - e aquela que marcou o inicio da derrota alemã -, estava começando, os soldados sentiram-se entrando no inferno, tiros, barrulho, os primeiros barcos seguer alcansaram a praia com seus tripulantes vivos, não é preciso dizer que milhares deles morreram nas praias. Foi como chutar a porta da frente da casa de Hitler e entrar atirando.
Quem assistiu os primeiros minutos do "O Resgate do Soldado Ryan" pode ter uma idéia. Comandados pelo generenal Dwight Eisenhower, soldados americanos,canadenses e britanicos invadiram as praias da Normandia na França. Naquele momento da guerra os aliados precisavam de um ponto de entrada, de desembarque na Europa. Um fronte de ataque. O local tinha sido escolhido, as cinco praias da Normandia: Gold, Juno, Omaha, Sword e Utah.
De todas, Omaha foi a mais difícil. Soldados abandonavam os barcos com agua pela cintura, se desfazendo de suas armas e munições para lutar pela vida e alcansar terra firme. Muitos não chegaram até ela. Foi aterrorizante e mortalmente lento, os mais 150 mil homens, 6130 navios, as centenas de veículos blindados e cerca de 10 mil aviões, leveram mais de 6 horas para tomar controle da praia. Ao final, o mar estava vermelho de sangue.
Muitos homens vieram pelo ar, como uma chuva de soldados, mais a maioria veio em barcos, centenas deles, desembarcando como podiam. Apesar de todas as fortificações e da infraestrutura criada para proteger a área, os alemães não estava preparados. Segundo alguns historiadores, esperavam um ataque vindo de outras áreas. Os aliados soltaram vários boatos de uma possível invação na frente Soviética. Soldados treinando para o frio e a neve, além do que seria quase como suicído tentar entrar a força e assegurar aquela faixa de 80km. E teria sido se não fosse a gigantesca mobilização dos aliados.
No final do dia os aliados tinha conseguido seu objetivo, muito hérois foram enterrados na areia, mais muitas mães estavam sem seus filhos, muitas famílias sem seus pais.

Segue um video, imagens muitas vezes superam as palavras:




Especial Segunda Guerra - 2° Parte.

Especial Segunda Guerra - 3° Parte.

Especial Segunda Guerra - Final.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos