Especial 2° Guerra Mundial - Informações, curiosidades, números. - Parte II

Continuando o especial sobre a segunda guerra:

Os avanços ciêntificos.

Eu acredito naquela filosofia de que a necessidade e a competitividade é que fazem a evolução. A corrida pela vitória fez com que fossem feitos novos esforços para ultrapassar barreiras, tanto com a força bruta - milhões de soldados lutando -, quanto com a tecnológia. Os governos investiram e os ciêntistam tentaram dar o melhor de si para ajudar os seus paises. O resultado é que foram feitas muitas descobertas ciêntificas. Além do que era aquela coisa, ou eles davam jeito e achavam uma solução ou estavam perdidos. Um exemplo é a cultura hidropônica, largamente utilizada e aperfeiçoada durante a segunda guerra. Eles tinham que achar um meio de produzir alimento em lugares onde o tempo e as condições tornavam impossivel o cultivo tradicional. Tudo bem que a maior parte dos insentivos foi para produzir armamentos e tecnologias de guerra, mais boa parte foi utilizado mais tarde para a paz. Vamos a alguns destaques.

-Cultivo Hidropônico: A hidroponia foi usada para resolver o problema da escasse de comida, com ela os americanos podiam ter alimentos frescos em porta-aviões, submarinos, desertos, bases militares, ilhas vulcânicas e regiões polares. A coisa foi tão difundida que depois da guerra a Itália, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Rússia e Israel, já podiam cultivar e vender os alimentos em escala comercial.
OBS: A hidropinia é a ciência que estuda o cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.(wikipedia)



-Penicilina: No começo era tida com uma nova panacéia (cura para todas a doenças), um verdadeira milagre. Quando, quase por acaso, Alexander Fleming descobriu a penicilina, ele revolucionou a ciência e ele - junto com Howard Florey e Ernst Chain , ganhou em 1945, o Prêmio Nobel de Medicina. Ela foi descoberta em 1928, mais foi com a guerra - e a necessidade de tornar o soldados mais resistentes a doenças - que seu estudo recebeu a devida importância. Foi Florey e Chain, que retomaram as pesquisas de Fleming e conseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial. Entrou-se então na era dos antibióticos.



-Motor a jato: Os primeiras idéia do motor jato surgiram um século depois da morte de cristo, mais foi na alemanha e a pedido de Hitler (que queria um novo bombardeiro), que realmente investiram em seu estudo. Em 1944 teve inicio a produção em massa do motor da jato, com o objetivo de equipar o caça Alemão "Messerschmitt Me 262". Contudo o avião acabou chegando tarde demais nas mãos do lider alemão para fazer alguma diferença na guerra - convenhamos, ainda bem! Mais tarde, com o fim da guerra, os aliados tiraram todo proveito dessa tecnologia e hoje o que temos nesa área é fruto dela.



-Rádio e telefonia: Não quero fazer nenhum texto chato e maçante contando uma longa história. Vou resumir então; Foram feito pesados investimentos em melhorias na comunicação durante a guerra, como resultado surgiram novas e mais poderos frequências e os primeiros projetos de comunicação por satélite. Além de um esboço da Internete que temos hoje. Sim, a internet surgiu inicialmente com fins militares, para trafegar informações sigilosas.



-O primeiro computador: Para decodificar as mensagens criptografadas dos alemães, os aliados precisavam de um sistema rápido e eficiente. Os americanos sabiam dos estudos na área da computação e resolveram insetiva-la. Resultado, surgiu o NIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer ou Computador e Integrador Numérico Eletrônico), o primeiro computador, inicialmente feito para calular a tragetória de misseis.



Além dessas, foram feitas centenas de outras pequenas descobertas. Muitas das quais serviram de base para os eletrodomésticos/eletroeletrônicos que temos hoje, como o Forno Microôndas, por exemplo. A medicina alcansou novos patamares, pena que a um grande custo - de milhões de vidas -, e nem preciso dizer da onde vieram as tecnologias precursoras que levam o homem ao espaço.

Especial Segunda Guerra - 1° Parte.

Especial Segunda Guerra - 3° Parte.
Especial Segunda Guerra - Final.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos