Especial 2° Guerra Mundial - Informações, curiosidades, números. - Parte III

Na terceira parte do especial eu vou falar um pouco do que foi a "força" Alemã durante a guerra e sua primeira derrota. Eles não foram tão longe por nada, eles realmente tinham poder, bem, nem tanto assim.


A primeira batalha perdida.
A Segunda Grande guerra teve início em 1° de setembro de 1939, 4h34 da manhã, quando as tropas nazistas invadiram a Polônia. Guarde bem está data. Dali para frente Hitler não parou mais, pouco a pouco, usando um poderosos ataque chamando Blitzkrieg - Que fazia uma poderosa combinação de infantraria, blindados e aviões, ele foi invadindo e tomando terreno.
Mais foi só em dezendo de 1941, ao tentar tomar Moscou, que o exército Alemão perdeu a primeira batalha. Olhem só, mais de dois anos de supremacia. Claro, isso também aconteceu devido ao despreparo dos exercitos aliados, ninguem esperava a guerra. Hitler vivia anunciando possiveis acordos de paz depois atacava pelas costas. Lembrem-se, no início a União Soviética era aliada dos Alemães.
O fato é que essa primeira perda deu inicio a um grande fracasso, Hitler não desistiu e envestiu muito contra a frente soviética. Alguns historiados falam que foi nesse ponto que a Alemanha perdeu a guerra, por teimosia e por superestimar os soviéticos. Em 1943 os Alemãs perderam a batalha de Stalingrado e isso foi fatal. O Terceiro Reich perdeu 75% do seu exercíto e os seus melhores homens que haviam sido inviados para lá. Os soviéticos fizeram prisioneiros 94.500 soldados alemães, entre os quais 2.500 oficiais, 24 generais e o próprio marechal Von Paulus. As baixas nazistas chegaram a 140.000. O Exército Vermelho tomou dos nazistas 60.000 veículos, 1.500 blindados e 6.000 canhões. Há aquela história de que Hitler tentou invadir a frente oriental no inverno e o frio ajudou no fracasso, mais não foi bem assim, ele realmente não tinha todo o poder que achava que tinha, ou melhor, não esperava a resistencia que teve.



Olhem o mapa da dominação alemã durante a segunda guerra (em azul forte). Ela foi longe ou não foi?
Se não fosse a perda em Stalingrado e o Dia D, eles teriam conseguido.

Especial Segunda Guerra - Parte 1.
Especial Segunda Guerra - Parte 2.

Especial Segunda Guerra - Final.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos