O N.H responde, nossa primeira pergunta!

Caio:
Cara, esntrei aqui sem querer, estava procurando uma resposta. Sabe onde posso encontrar a resposta para a seguinte pergunta? qual a velocidade média que um homem deveria alcançar para correr sobre a água? Apelei né? Parabéns pelo site..

Segue o meu e dos meus amigos: www.frangote.blogger.com.br


Apelou? apelou nada, essas mistérios a gente tem que desvendar. Sinceramente adorei a pergunta. Só que eu tenho uma má notícia, não existe velocidade em que seja possivel andar sobre a agua.
Não em situações normais. Vou explicar:
Quando você anda sobre o solo, na rua ou em casa, quando seus pés tocam o chão, quando suas pernas empurram seus pés contra o chão, ele exerce uma "força". Só que você não consegue fazer força suficiente para empurrar o chão para baixo, como resultado o "chão" te empurra devolta. È uma idéia meia loca, entretanto é verdade. È a chamada lei da "ação e reação" de Newton.

(A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.)

Como conseguencia você anda. Acontece que em certas circuntâncias o local por onde você anda tem pouca tensão superficial, como andar na lama por exemplo. Você vai pisando, fica todo atolado e não sai do lugar.
Na agua a coisa fica mais séria. Você simplesmente não consegue correr sobre ela, pode entrar em velocidade, mas dentro dela, torn-sa impossivel andar. A agua não tem força para aguentar seu peso e lhe empurrar de volta.
O que acontece com pranchas, por exemplo, é que elas são mais leves que a água - ou dividem melhor seu peso sobre ela - , de modo a ficar sempre na superficie. Quando você é puxado por um corda sobre a agua, ou é empurrado pelas ondas do mar, você não precisa que a agua te empurre para cima, ja existe uma força te locomovendo.
A idéia básica é que você só conseguiria correr sobre a água se conseguisse ficar de pé sobre ela. Como correr mais rápido não muda seu peso, esqueça a idéia.

Se lhe conforta, os chineses conseguiram algo um pouco parecido com bolhas de ar.


(Desnecessáriamentenecessário)

Há alguns insetos muito leves, mais leves do que a água, que conseguem andar sobre ela. Antes de treinar 100m rasos, é melhor pensar em emagrecer.

Abraços.

7 comentários:

  WaR_Hell

12:31 AM

Faleee amigo...

Parabpens pelo blog....está 10

Estou a procura de parceria...vc estaria interessado...?
http://videoson-line.blogspot.com/

Abraço

  null

1:04 AM

http://www.hyahya.org/other/portuguese/livro/maravilhas/maravilhas_05.php

Segundo este site existe um basilisco
que corre sobre a agua.
Logo se ele corre de alguma forma deveriamos poder correr.
Então refaço a pergunta.
Para corrermos igual ao basilisco sobre a agua o que seria necessário?
Obrigado

  Didgio

1:27 AM

Você está certo, só que a abilidade está ligada a forma de suas patas:

"Mas terceiro e mais incrível motivo de admiração por este lagarto é sua capacidade de correr sobre a água. Durante uma fuga de um predador, dirigem-se para um curso de água, que pode ter até 50 m. de largura, e colocam-se correndo sobre as patas traseiras como uma pessoa ou ave. Os longos dedos traseiros possuem uma dobra de pele cada que, quando o basilisco se põe a correr, se abrem durante a descida da pata, e se fecham imediatamente quando puxado para cima. Então esta dobra apresenta uma certa
resistência que o permite se manter acima da superfície até que consiga escapar do perigo e nem se arriscar a virar comida de grandes peixes ou jacarés."

Não é só pela sua velocidade. È como se ele tivesse pés de patos. Alem disso é uma animal estremamente leve, tem 90 Gramas.

"Na água, o basilisco pode correr a uma velocidade de 1,5 metros por segundo durante aproximadamente 4.5 metros antes de afundar e começar a nadar."

Ele tambem acaba afundando...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basiliscus]
http://www.hyahya.org/other/portuguese/livro/maravilhas/maravilhas_05.php

  Didgio

1:30 AM

Na pratica você precisa de algo que aumente a resistência sobre a água. Como um par de bóias sobre os pés.

  thomasbs

1:18 AM

Eu ia mesmo falar sobre as patas de alguns tipos de lagartos. Mas ainda acho que se estivéssemos a uma velocidade enorme conseguiriamos andar por cima da água por x metros, não seria bem andar, mas não afundaríamos por um determinado tempo e distância. Parece que o "x" da questão é que você não consegue aumentar sua velocidade após estar na água mas você pode entrar impulsionado e dar passos na água antes de afundar... De qualquer forma interessante!

  Didgio

8:44 AM

Ha há!

E o vencedor é Thomasbs!

:) isso mesmo!

  Ghost

3:23 AM

A questão é a velocidade sim!!! Estava procurando a velocidade que uma pessoa precisaria correr para não afundar na água e acabei parando aqui.
Um exemplo disso é aquela brincadeira de jogar pedras sobre a água de maneira que ela apenas toque a água, essa mesma pedra se apenas for solta sobre água afundará rápidamente. A verdade é que dependendo da velocidade a água pode se tornar tão dura quanto o chão, é o que acontece com o famoso mergulho de barriga, claro que aliado a isso tem o formato do corpo no caso uma "chapa". Levando esse assunto para um pouco "mais além da imaginação" se não existisse uma velocidade possível para se andar na água o Flash não poderia andar sob a água. E em algum documentário eu já ouvi qual seria a velocidade que uma pessoa precisaria correr para ficar sobre a água, obviamente que é uma velocidade impossível de ser alcançada em condições normais de temperatura e pressão (hehehe aula de físisca). Portanto deixo novamente a pergunta de nosso colega, alguém sabe a velocidade que uma pessoa precisa alcançar para ficar sobre a água?

Post"s Relacionados




Recomendamos