Algumas coisas sobre a cerveja. PS: Ela não engorda!



Cerveja, há, cerveja. Apreciada e consumida em larga escala, alguns preferem contar em números de "caixas" ou "engradados". A culpada por idéias loucas, adultérios e como diriam alguns, "otras cozitas más". Pera aí? Mais como ela surgiu?

Como surgiu a cerveja?


Não se sabe ao certo como ela realmente apareceu. È aquela coisa, alguns grãos de cevada caíram pela estrada enquanto estavam sendo carregados, choveu, formou-se uma poça d'agua e molhou os grãos, voltou a dar sol e eles fermentaram. Algum animal experimento e algum idiota viu, esse idiota experimentou também.
Quando a produção "propósital" há indícios de que a cerveja exista há pelo menos 6000 anos, os sumérios produziam cerveja para oferecer à deusa "Nina".
Já cervejaria mais antiga que se conhece foi descoberta por arqueólogos no Egito. Ela data de 5.400 anos a. C. Alguns hieróglifos mostram como este povo dominava a tecnologia para a fabricação da cerveja, chegando a produzir diferentes variedades como a Cerveja dos Notáveis e a Cerveja de Tebas.
Na Idade Média, a cerveja passa a ser produzida nos mosteiros e foram os monges católicos, empregando diversas plantas para aromatizá-la, como a mírica, o louro, o rosmarinho, a sálvia, o gengibre e por fim o lúpulo, utilizado até hoje.

Extra! Extra! A cerveja engorda? Não.

Apesar da quantidade de calorias presente nas bebidas alcoólicas - 80 calorias por 200ml -, estudos populacionais mostram que homens que bebem têm, em média, o mesmo peso dos abstêmios. No caso das mulheres, até um pouco menos. A famosa barriga de cerveja não passa de mito - ela é, simplesmente, gordura onde o nosso organismo mais gosta de armazenar suas reservas. È aqueles "petiscos" e a churrascada junto com o porre que engorda!(Revista Galileu)


Por que do nome Antartica


Você pode até não estranhar o nome de "Antartica" para um cerveja, hoje em dia tomar a cerveja bem gelada é costume, afinal, Antartica lembra um dos polos do planeta, que lembra neve, que lembra frio. Mas nem sempre foi assim.
A Antartica sugiu da sociedade de Louis Bucher e Joaquim Salles - No ano de 1882. O negócio é que Salles tinha um matadouro de suínos e uma máquina de fazer gelo, naquela época as cervejas eram produzidas em barris e não levavam marca, na hora de por um nome pra impressa a parte do gelo levou importância "Antarctica Paulista - Fábrica de Gelo e Cervejaria". È curioso, mais os caras começaram com uma máquina gelo. Foi a primeira cerveja do Brasil. A segunda? A Brahma em 1888.

Otras cozitas más:

-Ela é a terceira bebida mais consumida do mundo, só perde para o leite e o café.
-È feita de água, cevada maltada e lúpulo.
-Mapa mundial do consumo de cerveja por ano, por pessoa: (clique)


(O Brasil está em 33° no Rank de consumo de cerveja por pessoa)

-Três fases de uma embriagues:

1. Fase de excitação (macaco) - o indivíduo apresenta um comportamento inquieto, falante, mas ainda consciente de seus atos e palavras e além disso as vezes consegue atingir níveis de persuasão - por estar mais eloqüente - que talvez não fosse capaz antes.
2. Fase de confusão (leão) - quando o embriagado torna-se eventualmente (dependendo do temperamento da pessoa) nocivo: fica voluntarioso, age irrefletida e violentamente.
3. Fase super aguda (porco) - dá-se a embriaguez completa, provocando o coma ou sono, onde o perigo representado dá-se apenas quanto ao próprio indivíduo que, sem mais freios, cai em toda parte, descuida completamente de sua higiene, como o bêbado contumaz.(wikipedia)

-Comparacao:
Vinho tinto (UMA TAÇA)
Volume: 150 ml
Teor alcoólico: 12%
Quantidade de álcool (volume x teor alcoólico): 18 ml
Gramas de álcool (volume de álcool x 0,8*): 14,4 gramas

Cerveja (UMA LATA OU UM CANECO DE CHOPE)

Volume: 350 ml
Teor alcoólico: 5%
Quantidade de álcool (volume x teor alcoólico): 17,5 ml
Gramas de álcool (volume de álcool x 0,8*): 14 gramas

Destilado (UM COPO DE 40 A 50 ML)
Volume: 40 ml
Teor alcoólico: 40%
Quantidade de álcool (volume x teor alcoólico): 16 ml
Gramas de álcool (volume de álcool x 0,8*): 12,8 gramas

Beba com moderação pequeno gafanhoto, com moderação.

Fonte:
AngelFire
Cervejas do mundo
Desciclo.pedia
Wikipedia
Revista Galileu

Pesquise Preços de: Cerveja,Cachaça e outras bebidas alcóolicas.

9 comentários:

  Marco

5:45 AM

Belo post.Deu até vontade de tomar uma.
Gostaria de propor parceria.Já adicionamos seu banner na aba de parceiros e um link na página inicial.
Seja bem-vindo a nos fazer uma visita.
Um abraço.

  brasilsource.net@gmail.com

2:56 AM

Olá Webmaster essa notícia foi adicionada ao site agregador de notícias Brasil Source, o Brasil Source lhe convida para serem adicionadas mais notícias do seu site para isto basta enviá-las em http://www.brasilsource.net/ ou usar um de nossos botões em seu site que podem ser encontrados em http://www.brasilsource.net/blog.php o Brasil Source possui o Google Pagerank 6 e é uma ótima maneira de gerar mais visitas para o seu site e o melhor de tudo é de graça. Possuímos também um agregador especializado em vídeos que é o ManiaTube que pode ser acessado pelo endereço http://www.maniatube.net/

  Didgio

8:48 AM

Valew pela dica =).

  Pedro

9:34 AM

Parabéns, você assassinou a gramática com requintes de crueldade!

  Didgio

9:43 AM

Revisei o texto e já corrigi os erros que encontrei. Estou ainda me libertando de alguns malditos vícios de linguagem.

  Oberon

9:49 AM

Parabéns pelo post. Gostei das três fases do porre, é "inédita". É de sua lavra? Impressionante também é a revelação que a Brahma surgiu em 1988! Foi mesmo nesse ano? Foi? Ah bom, então tá!

Oberon

  Didgio

10:05 AM

Cara, 1888 è o ano. Erro meu. As três fases eu achei durante a pesquisa, veio da wikipedia.
Outra curiosidade é que a Antartica quase faliu em 1893, porem, voltou a se reerguer.

  JAPPE

2:05 PM

leira mais antiga não é a bohemia???

  Didgio

2:31 PM

A primeira mesmo foi a Ritter. Eu me referia mais a "Famosa". Não que a boemia não seja. Mais nas minhas pesquisa eu nao encontrei dados sobre a Boehmia.

Post"s Relacionados




Recomendamos