História do Asa Delta, o invento que saio dos laboratórios da NASA.



O homem sonha em voar desde os primórdios da humanidade. Diz a mitologia Grega que Ìcaro construiu asas de cera e conseguiu voar. Foi tão bem que chegou perto demais do sol, as cera das asas derreteu e ele caio no mar Egeu. Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas. Um dos maiores feitos de Dédalo foi o labirinto do palácio do rei Minos de Creta, para aprisionar o Minotauro.
O que muitos desconhecem é que o Asa Delta, esporte muito conhecido hoje em dia, é algo relativamente novo comparado a outros esportes.



Seu esboço começou depois da segunda guerra mundial. Um cara meio loco chamado Francis Rogallo começou a estudar um novo tipo de asa, uma que não era rígida e sim flexível, ele defendia a idéia de que eram mais estáveis. O engraçado a história é que ele fazia seus experimentos em casa, instalou grandes ventiladores e lá, junto com sua esposa Gertrude, ficava testando seu invento.
A NASA ficou sabendo do cara e chamou ele para trabalhar para ela. Na época, ela estava pesquisando uma forma de reintroduzir suas cápsulas espaciais na atmosfera através de um pára-quedas direcionáveis. Rogallo entrou como uma luva na história.
Da pesquisa surgiu o PARASEV (Paraglider Rescue Vehicle). No início, as asas flexíveis ficavam apoiadas em um triciclo que era rebocado por um avião, uma vez em vôo, desconectava e seguia o vôo planando até o solo.



Daí para alguém dizer que não precisava de reboque e se jogar de alguma montanha foi rápido. O para-quedas como conhecemos foi idealizado em 1966. O primeiro vôo no Brasil foi em 1974, no Cristo Redentor, feito pelo frances Stephan Dunoyer.

Curiosidades sobre o Asa Delta:


-A razão de planeio de um Asa Delta é de 1:18, ou seja, para cada 100 metros de altura ele consegue planar 1.800 metros de distância.
-Seu nome vem da semelhança de sua forma com a letra grega DELTA.
-O maior distância percorrida por um Asa Delta é de 700,6 Km, aconteceu no Texas - EUA, o piloto era o austríaco Manfred RUHMER. No Brasil, a maior distância percorrida é de 452Km, pelo piloto gaúcho André Wolf, decolando da cidade de Quixadá no Ceará.
- Apesar de simples, a estrutura do Asa Delta é muito sofisticada. Se por exemplo, alguma massa de ar fizer com que ele se feche, ele reage quase que automaticamente perdendo rapidamente altitude e ganhando velocidade, restabelecendo-se por si só. Contudo, se o "fecho" das asas for total e a menos de trinta metros do solo, ele não faz milagre, você cai. No entanto, é uma aparato muito seguro. Além de um pára-quedas de emergência, que pode ser acionado manualmente, as cadeiras atuais são revestidas com proteções de espuma e air-bags que protegem o piloto.

Ta aí outra coisa legal que eu tenho que acrescentar na minha lista de "Coisas que eu tenho que fazer".


Fontes:
Asa Delta Brasil
Voo.no.sapo.pt
ArLivre.com
Wikipedia

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos