Nossa! parece meu tiu Oscar.


Pois é, parece que foi assim que a pequena estatueta ganhou um nome.
Prêmio concedido pela academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ele nasceu em 1927 para promover os filmes da empresa. Na época a academia tinha 36 membros, estes presididos pelo ator Douglas Fairbanks.
O cara que desenhou a estatueta foi Cedric Gibbons, diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer - sim, aquela produtora com o leão na frente. Diz a lenda que ele teve a luz para a idéia e fez o primeiro esboço em uma toalha de boate - a Brown Derbyde, de Los Angeles.
Para quem não sabe, a estatueta é composta por uma imagem de um cavaleiro nu, corpulento - não que eu tenha analisado, é o que dizem - segurando uma espada, de pé sobre um rolo de filme, este ultimo, contendo cinco divisões simbolizando as categorias em que o prêmio era distribuído: atores, diretores, produtores, técnicos e roteiristas.
A origem do nome "Oscar" como conhecemos hoje é incerta, ao que parece a bibliotecária e eventual diretora executiva Margaret Herrick a achava muito parecida com seu tio. E como apelidos pegam, Sidney Skolsky, um jornalista especializado na indústria de Hollywood, usou o nome em sua coluna em 1934 ao comentar o prêmio de melhor atriz recebido por Katharine Hepburn. Pronto, logo todo mundo chamava o cavaleiro dourado de Oscar.
No inicio a lista dos vencedores era mandada aos jornais e estes prometiam publicar a notícia somente no final da noite. Mas como tem sempre os estraga prazeres, certa vez o Los Angeles Times vazou antes, desde então o resultado é guardado em segredo até a ultima hora.

Algumas coisas inusitadas que aconteceram durante a história da premiação.

-Edgar Bergen, em 1937, recebeu uma estatueta de madeira com queixo móvel.

-Walt Disney, que em 1938 levou um Oscar com sete miniaturas, para Branca de neve e os Sete Anões.

-Durante a Segunda Guerra Mundial, o cobiçado prêmio foi entregue em gesso aos agraciados - devido a falta de metais -, estes puderam trocá-lo pelo original em metal depois do final do conflito.

-Transmitida inicialmente por rádio, a premiação da Academia foi exibida em preto e branco pela primeira vez em 1953 e, em 1966 a transmissão passou a ser feita a cores.

-O troféu, que mede 34 cm de altura e pesa 3,85 quilos, sua forma não mudou desde sua criação, exceto quando ganhou o pedestal, em 1945.

-Desde a primeira cerimônia, cerca de 2.500 troféus foram entregues.

(Para os curiosos, mais fatos aqui.)

Se foi tio ou não de alguém, o Oscar hoje é objeto de desejo de muita gente. Há, esqueci da ultima, acreditam que alguem conseguiu quebra-lo? "Ao entregar o prêmio de Melhor Curta-Metragem em 1977, o comediante Marty Feldman se atrapalhou e deixou cair a estatueta, que se partiu em vários pedaços."(História do Oscar)

linha.jpg (4098 bytes)
Fontes:
Terra
Folha On-line

3 comentários:

  Sydão

1:58 AM

Rpz, eu não fazia idéia que fossem tantas informações sobre esse prêmio. Pois bem, tá dado... esperemos o próximo.

E espero que tenha um bom filme independente que dispute esse ano, como pequena miss sunshine. É bom pra sétima arte.

Abraço

  Sydão

1:58 AM

Ah... eu sou do www.sydnei.zip.net

  Didgio

2:44 AM

Claro, todos queremos ótimas disputas! Preciso assistir Miss Sunshine, não vi ainda.

Post"s Relacionados




Recomendamos