Afinal, tomar banho depois de comer e misturar manga com leite faz mal?

Manga

A resposta é não! Simples mitos.
A história de que misturar manga com leite faz mal é pura balela. Ainda não foi comprovado nenhum tipo de problema causado por misturas alimentares.

Esse mito foi difundido por fazendeiros de algumas regiões do Brasil para que seus escravos, que alimentavam-se nas mangueiras, não bebessem o leite produzido nas fazendas. (Saude Plena)


Em geral, alimentos não causam nenhum problema, fora alguns raríssimos tipos de hipersensibilidade. Nesse caso, o mito foi criado simplesmente para manter os servos sobre controle.
Comer e logo após tomar banho também não faz mal algum, esse é típico caso de uma verdade distorcida. O que não faz bem é fazer exercícios logo após se alimentar. Quando começa o processo de digestão, o sangue se desloca quase todo para o estômago e o intestino, afim de iniciar a digestão, assim, você pode acabar sentindo tonturas e falta de ar se tenta fazer qualquer esforço físico.
Esse mito surgiu provavelmente por que as pessoas foram desaconselhadas a "nadar" depois de comer, daí para alguns acharem que o problema é com a água foi fácil. O que pode causar um ataque cardíaco, é você caminhar 5 km debaixo do sol 13:30 da tarde logo após de comer, isso sim!

4 comentários:

  Thoulz

3:32 PM

Sobre a manga eu já havia ouvido a origem do mito. Mas sobre comer e depois ir nadar, digamos que logo depois do almoço você vá para a piscina, mesmo que não faça exercícios, não existe mesmo problema? Pensei que talvez por causa da diferença de pressão e tal poderia acabar causando algum problema...

  Didgio

4:09 PM

Também pensei isso, pode ser que haja realmente algo fundo nisso.
Mais a princípio não.

  Didgio

4:10 PM

Isso se você entra na água e ficar parado descansando. Ir de um lado para o outro e pular de cabeça não vale.
Ai sim pode fazer mal..

  julio kareka

3:29 PM

Durante a digestão, a circulação sangüínea na região do aparelho digestivo é mais intensa, visando absorver os nutrientes do bolo alimentar. Se tomamos imergimos nosso corpo, como entrar numa piscina por exemplo, esse mesmo sangue que deveria cumprir tal função vai para o tecido epitelial para manter o corpo aquecido. Quando estamos fazendo digestao ocorre vasodilatacao para a circulacao poder aumentar, se entramos em contato com agua fria pode causar vasoconstricao causando dificuldade para digerir o alimento ingerido podendo causar uma congestao.

Post"s Relacionados




Recomendamos