Como inserir uma marca d'agua em lotes.



Essa pergunta veio por email:

Salve, salve, grande oráculo **3 pulinhos pra direita** trago-te uma dúvida que na minha imensurável ignorância não encontrei solução *** toca tambores no ar***.
A duvida é a seguinte: na internet tudo é muito fácil de ser copiado, gostaria de saber como colocar marca de água em imagens, mas não apenas uma marca de água, mas sim uma marca de água praticamente invisível, ou seja, escolher o tamanho, por exemplo, numa imagem de 1280 x 960 pixel eu colocaria uma marca de água não maior do que 20 pixel, só seria perceptível com zoom. Eu não consegui fazer, mas imagino que deva existir.(Thomas)


Sim pequeno gafanhoto, há um meio, mas algumas coisas tem de serem explicadas.

O que é uma marca d'agua em uma fotografia digital

Quando se aplica uma marca d'agua numa foto, é feita uma sobreposição e mesclagem de imagens, a que recebe a marca d'agua e a marca d'agua em si - essa ultima geralmente é semi-transparente. A mesma coisa com um texto, os softwares basicamente criam um texto, o transforma em semi-transparentes e mesclam com a foto.
O tamanho, formato e cor do efeito dependerá da marca d'agua a ser utilizada. Se você procura algo discreto, faça um símbolo minúsculo como sinal de propriedade. Você pode criar isso em programas como Photoshop, Fireworks, Ilustrator, ou até o próprio paint. O segredo está em salvar a imagem a ser aplicada como ".PNG" e com fundo transparente.


Formas de aplicar a marca d'agua em lote (aplicando em várias fotos por vez).


Bem, existe basicamente três maneiras: Criando um action ou batch, usando um software e fazendo seu próprio script.

Criando um Action ou Batch - Programas profissionais como o Photoshop e o Fireworks permitem que você criei uma marca d'agua, mais que isso, que você grave um série de ações automáticas a serem feitas a cada foto. Assim, a aplicação se torna automatizada e você não tem que repetir todos os passos manualmente a cada foto. O processo todo requer um nível intermediário, mas há vários tutoriais pela internet falando sobre o assunto. Vou passar dois deles:
Video Aula - Photoshop, marca d'agua utilizando action.
Tutorial - Fireworks, marca d'agua em imagens utilizando batch.

Fazendo seu próprio script - Fazer seu próprio programa é complicado, mas algumas linguagens de script voltadas para a web tem uns recursos interessantes. È possível colocar marca d'água em imagens com PHP por exemplo. Aqui tem um tutorial bem legal.

Usando um software
- Existem centenas de programas para criar marcas d'agua em figuara no mercado. Que preste e que são "grátis" são poucos. Na verdade eu encontrei só um, o Photo Watermark - e ele só aceita textos. Você pode fazer o download no link anterior.
Já os pagos, eu recomendo dois. Eles são livres para serem usados por alguns dias. Há o Photomark e o K-Lab Watermark, ambos parecem funcionar razoavelmente bem, só precisam de algumas pequenas configurações - Tamanho, local e opacidade da marca d'água.

2 comentários:

  Dangelo

12:35 PM

legal, também temos o software gratuito muito conhecido hoje, O Gimp.Parabens novamente pelo blog.

  Aninha Goulart ®

2:37 PM

Tem um prêmio pra vc lá no blog. Passa lá! Sucesso sempre! http://arquivinho.blogspot.com/

Ah! Vou terminar de responder um e logo já respondo ao seu meme também.

Post"s Relacionados




Recomendamos