Entenda como funciona o Turbo de um automóvel.


Quase todo mundo já ouviu falar no tal do "Turbo" que é colocado nos carros não é? Maior potência, e aquele som de zumbido/apito na hora de trocar de marcha. Mais o que é ele afinal? Como funciona? Para que serve?


O que é o Turbo?


O Turbo - ou Turboalimentador - nada mais é do que um compressor de ar, ele fornece maior quantidade de ar ao motor, fazendo com que o combustível seja queimado de maneira mais eficiente. O turbo comprime a mistura de ar e combustível para dentro das câmaras de explosão dando um aproveitamento maior do espaço interno.
O resultado é uma grande força de empuxo.

Como funciona o Turbo?

O turbo basicamente reaproveita os gases resultantes da queima do combustível. Os gases passam através do turbo compressor, este utiliza da pressão e força dos mesmo para girar uma ventoinha que comprimir o ar para dentro do motor.
Explicando em detalhes:

Os gases de escape do motor passam através do coletor de escape e entram lateralmente no turbo, são acelerados dentro da carcaça da turbina, fazem girar o rotor da turbina e saem pelo sistema de escapamento. O rotor compressor (solidário ao eixo e rotor da turbina) gira, impulsionando o ar que aspira através do filtro, enviando-o comprimido ao motor.(Something)


Agora um passo-a-passo ilustrado:



Ao saírem os gases de descarga (7) estes acionam a turbina (1) enquanto os gases em excesso são expulsos pela válvula de alivio (8). A turbina (1), ao girar, movimenta o compressor (2), que suga o ar ambiente (3) e o comprime no motor, fazendo-o passar pelo radiador (intercooler) (4) para resfriá-lo. Daqui vai ao carburador (5) e depois ao cilindro (6).
(CarInfo)


As desvantagens:

Só que nem tudo são flores, os motores adaptados para o turbo não foram feitos para esse fim. Quase sempre são produzidos para funcionarem com ar a pressão atmosférica. O turboalimentador joga o ar com pressão quase 3x maior que a atmosférica, o que pode acabar por comprometer o motor - ou diminuir sua vida útil -, principalmente se o turbo for usado exaustivamente.

E para terminar, sabe aquele apito na hora de trocar de marcha? Ele é causado por uma válvula que controla a pressão e libera o ar quando esta estiver muito alta, isso tudo para não danificar o motor. Isso acontece por que o turbo compressor pode atingir rotações muito altas, perto de 150.000 rpm, e acabar por criar um pressão muita alta de ar.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos