Já ouviu falar em combustão espontânea?


A combustão espontânea é um efeito físico e químico muito interessante, eu diria que ela é digna de um Hauhauiua do Borat.

Antes de tudo, o que é combustão?
A Combustão ou queima, é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), usualmente o oxigênio, para liberar calor.(Combustão)

A reação de combustão espontânea acontece quando algo praticamente pega fogo "sosinho". Ocorre, por exemplo, quando do armazenamento de certos vegetais que, pela ação de bactérias, fermentam. A fermentação produz calor e libera gases que podem incendiar.
Alguns materiais podem entrar em combustão sem fonte externa de calor (materiais com baixo ponto de ignição), outros entram em combustão à temperatura ambiente(20 ºC), como o fósforo branco.
Ocorre também na mistura de determinadas substâncias químicas, quando a combinação gera calor e libera gases em quantidade suficiente para iniciar combustão. Por exemplo, água + sódio.
Um exemplo de combustão espontânea ocorre quando pegamos um pouco de algodão e jogamos adesivo instantâneo em cima. Abaixo vai um video mostrando um pouco a magia da coisa:



Aprenda a fazer combustão espontânea



(Atenção, tome muito cuidado se você foi tomando pela vontade de tentar repetir o experimento, não é brincadeira)

Da próxima vez que eu for acampar eu já sei como fazer fogo mais rápido.

Fonte:
Propagação do fogo.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos