Como e por que você deve ter sempre um backup.


O valor de um backup

Antes de tudo, por que você precisa de uma cópia de seus arquivos? Eu poderia escrever uma lista de motivos, mas você só vai entender mesmo, quando por uma desgraça do destino ou acidente, seus arquivos forem para o espaço. Há sempre a possibilidade de acontecer algum imprevisto, um raio ou a morte do seu HD (onde ficam os arquivos) - as vezes por algum motivo inexplicavel.
Aí começa o desespero, lá se vão todas aquelas fotos, todos aqueles arquivos de textos, e todas as outras coisas que você guardou ao longo da vida. Certa vez vi uma mulher chorar por perder as fotos do nascimento do filho.
Pode parecer confiável guardar as coisas no computador, sempre vão estar ai não é? Mas a história não é bem assim, se eu poder lhe dar um conselho, salve uma cópia de tudo que for realmente importante para você.

As alternativas na hora de fazer uma cópia de arquivos.

O que a maioria da pessoas faz é gravar cd's e dvd's, realmente é a alternativa mais prática e barata. Os especialistas recomendam que sempre sejam feitas duas cópias de cada material, e que sejam guardadas em lugares diferentes da casa. - eu já acho exagero, uma gravação já é uma boa.
Se não é isso que você quer, há outros meios. Se você possui uma conta de email grande, como Gmail e Yahoo, você pode escrever emails a si mesmo e anexar arquivos e fotos. Quando você receber os emails on-line, guarde-os em uma pasta especial. Esse é o método mais trabalhoso.
Uma outra boa opção e adquirir um disco virtual, vários sites e provedores diponibilizam discos virtuais. È um espaço seu na internet, em um servidor, onde você pode guardar qualquer coisa. Geralmente eles tem um bom tamanho, cabe bastante coisa por lá. O ponto negativo, é a demora em colocar e retirar arquivos caso você tenha uma internet lenta.
Por fim, há o que eu considero a melhor escolha, ter um outro dispositivo de armazenamento, um outro HD - externo ou não - ou um pendrive. È rápido e confiável.

Como manter seus arquivos atualizados

Pra mim, esse é o principal problema, manter as coisa atualizadas. Você edita os arquivos, guarda novas fotos, "arranja" novas músicas, logo, tudo que você tem guardado em forma de backup não serve para nada. No caso dos cd's, o único jeito é gravar novos discos, no caso dos emails, o mesmo, delete os antigos se quiser e mande novos.
Agora, quando se trata de discos virtuais, hd's e pendrives, há uma solução bem prática, use um programa para sincronizar arquivos. Funciona da sequinte forma, você escolhe os arquivos dos quais quer cópia e escolhe a o local de destino (Hd,local na internet, pendrive). O programa trata de verificar o que há de diferente nos dois locais, o que existe em um e não no outro e lhe entrega um pequeno relatório. Você escolhe se quer sincronizar tudo ou só parte (que os dois locais contenham os mesmo arquivos ou não) e o software faz o resto. Bem prático.
Eu recomendo um em especial, o GooSync. È bom, em português e de graça. Você escolhe os dois locais, ele analisa, te mostras os arquivos em forma de arvore e você escolhe o que quer transferir de um lado para o outro - ou simplesmente clique em sincronizar que ele faz tudo sozinho. O que eu mais gostei, é que ele é bem inteligente, não copia arquivos desnecessários como o "thumbs", responsável por gerar as miniaturas das fotos no modo película do windows. Além disso, mostra os arquivos bloqueados, ele copia tudo que pode sem parar, depois mostra um relatório dos erros.

Você pode fazer download do GoodSync aqui. Versão 6.3.5, 09Mb

Siga o meu conselho, tire um tempo logo que poder e salve tudo que tiver de importante, você vai me agradecer um dia. Faça backup pequeno gafanhoto, faça backup.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos