Cristóvão Colombo, a culpa é sua!


Um assunto que sempre causa discussões entre os cientistas é a origem de algumas doenças, entre elas, a "sífilis", famosa doença infecciosa que causada pela bactéria Treponema pallidum que é transmitida durante relações sexuais sem preservativos.
Tentando explicar a origem da doença, o mais novo estudo publicado na revista "Public Library of Science Neglected Tropical Diseases" traz a tona uma nova teoria. Cristóvão Colombo trouxe a sífilis da America.
Não são exatamente estudos conclusivos, mas os pesquisadores estudaram a evolução da bactéria e acreditam que ela veio nas caravelas de Colombo.

Segundo eles:

A primeira epidemia de sífilis de que se tem registro na Europa se alastrou entre soldados franceses em 1495, dois dias após Colombo ter retornado de sua primeira viagem pelo Atlântico, provocando especulações de que a doença teria se originado na América.(G1)


A idéia básica, é que a tropa de soldados - a maioria mercenários - ao chegar no "novo" continente teve relações com os nativos, mais tarde, ao voltar para casa, transmitiram a doenças para as mulheres. Dalí em diante a praga se alastrou facilmente antes que alguém entendesse o que estava acontecendo.
A pesquisadora Kristin Harper, da Emory University na Georgia, Estados Unidos, e sua equipe, analisaram várias amostras de DNA de 23 variedades da doença e chegaram a conclusão que ela está fortemente ligada ao continente Sul-Americano.

È Colombo, além de levar para Europa a notícia de um novo continente - eu não acredito nisso -, você levou uma surpresinha extra, a sífilis.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos