Garota ganha fígado novo, e de brinde, um tipo sanguíneo novo.

Glóbulos vermelhor (hemácia)
Demi-Lee Brennan é uma menina australiana que estava seriamente doente, de cama no hospital com falância do fígado, ela lutou e conseguiu um transplante, ganhou um fígado novo de um doador e se recuperou.
Foi quando aconteceu um fato curioso, nove meses depois ela tinha seu típo sanguíneo alterado. Depois do transplante, de alguma forma, seu sangue passou de O- para O+, o mesmo tipo de sangue que tinha seu doador. E não foi só isso, seu sistema imunológico também passou por uma adaptação e se tornou também igual ao doador.
Hoje, depois de 6 anos - a garota tem 15 anos agora - a ciência tenta descobrir o que aconteceu, segundo pesquisas, esse seria o primeiro caso da história em que alguém tem seu sangue trocado por outro tipo.


"É extremamente incomum -- de fato, não conhecemos nenhum outro caso em que isso aconteceu", afirmou o médico. "De fato, ele teve um transplante de medula óssea. A maior parte do seu sistema imunológico também reverteu para o do doador."

Um artigo sobre o caso foi publicado na última edição do periódico científico "The New England Journal of Medicine".(G1)


Os cientistas acreditam que as células tronco do fígado transplantado migraram e foram parar na medula óssea, lá, eles teriam mudado o tipo sanguíneo e o sistema imunológico.
Depois da surpressa inicial, agora os médicos estão tentando repetir o caso. Segundo eles, isso ajudaria e muito nos transplantes de órgãos.

"Tentar replicar isso, é fácil falar, mas difícil fazer",disse Stormon, ressaltando que seria muito importante desenvolver essa técnica. "O santo graal da medicina de transplantes é a tolerância imunológica. O caso dela demonstra que isso pode ocorrer."


Quem espera na fila de espera sabe que além da falta de doadores, a incompatibilidade e a rejeição são um grande problema nos transpantes. Principalmente para quem tem tipos mais raros de sangue, como o O- ( o famosos doador universal).

Fonte:
G1

2 comentários:

  Du

4:11 PM

Putz!
É como eu sempre digo "eu morro e não vejo tudo"!

Didgiozinho, deixei um meme muito legal no Norte pra ti hoje, dá uma olhadinha, quem sabe você vai até gostar como eu gostei???

Ah, e se não for abuso de minha parte, dá uma passadinha no Paralelo, os guris me abandonaram lá... :(

Beijim

  Khristian

12:21 AM

Cara, teu blog é muito bom. Notícias interessante e com bastante conteúdo.
Mas tu precisas de um revisor, já. Ou pelo menos de um dicionário.

Post"s Relacionados




Recomendamos