Vamos plantar grama e produzir álcool, o biodísel que se cuide!


Depois dessa você nunca mais verá a grama da sua casa da mesma maneira.
Os pesquisadores dos EUA desenvolveram e estão aperfeiçoando uma erva ornamental azul-esverdeada com alto potencial energético. Da família das gramíneas, ela tem a valiosa propriedade de produzir muito mais energia do que o total gasto para cultiva-la.

Ela tem capacidade de crescer facilmente e permite que se obtenha 5,4 vezes mais energia (540%) do que o necessário para cultivá-la e produzir etanol, explicaram estes bioquímicos da Universidade de Nebraska (norte).(Parcialmente editado - G1)


Nos Estados Unidos, é do milho que se obtém a maior parte do etanol (álcool) que é usado no pais, ao contrário daqui, onde há os latifúndios e os enormes canaviais. Para se ter uma idéia, o rendimento energético médio do milho é de 3,43 vezes, quase a metade da grama. A erva só perde para a cana-de-açúcar, essa é campeã, chega a produzir 8 vezes mais do que a energia não renovável gasta para cultiva-la.

Já pensou se eles conseguem aumentar o rendimento da coisa, começaram a surgir enormes gramados e modernas máquinas de cortar grama. Pense bem, quem sabe mais tarde você poderá cultivar um pouco em casa. E tem mais:

Os autores garantem ainda que as emissões de gases causadores do efeito estufa oriundos do etanol produzido a partir do Panicum virgatum são 94% menores que as produzidas com a combustão da gasolina(G1)


Produtivo, barato, pouco poluente? Imagina se o governo gostar da idéia, - ele que anda com essa onda de "buscar novas fontes de energia" - abandonaram o atual projeto do biodísel e seremos todos incentivados a ter um belo gramado azul-esverdeado brilhante em casa, o slogan será algo do tipo "Cada Brasileiro gerando um pouco da energia para o país".

4 comentários:

  CresceNet

11:21 PM

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

  Thoulz

11:37 PM

Pois é! Uma reportagem falando sobre isso saiu na super interessante de dezembro, explicava através disso o motivo pelo qual o Brasil não se dará bem nem como fonte energética, o título da matéria era algo como "o Brasil não será a Arábia do etanol", e estava dizendo que isso seria bom, acontece que quando a Europa começou a alardear que o incentivo ao Brasil no etanol prejudicaria as florestas e coisa e tal os brasileiros e nosso governo caiu em cima... Vai saber...

  Du

4:47 PM

Garanto que o Bush não vai querer ficar fora dessa, aposto!

Beijos queridão!

  Anônimo

6:55 PM

O Brasil vai ser sim o produtor de energia do futuro, para o mundo e quem criticar pela amazonia que olhe para seu territorio e plante devolta o que destruiu, defendo o desenvolvimento do brasil e nao aceito ninguem alem do brasil a dar palpite, nos temos que mandar no que é nosso, e este povo que vao brigar para la

Post"s Relacionados




Recomendamos