Chega de problemas com pneus furados! Nova borracha se auto-concerta.


Que tal um novo tipo de borracha? Uma que possibilite a criação de balões a prova de furos? Que faça com que seja possível a construção de pneus que nunca estragam? Que tragam a vida tecidos sintéticos que nunca rasgão! Gostou da idéia? È eu também!
Um grupo de cientistas Franceses acabaram de anunciar a criação de um tipo de borracha revoucionária, feita com basicamente os mesmos materiais de outros tipos de borrachas sintéticas, ela se auto-concerta. Você pode rasga-la em dois pedaços, logo após alguns minutos ela se une e voltar a formar uma única peça.

O processo de auto-conserto leva apenas alguns minutos e acontece espontaneamente, à temperatura ambiente, sem a necessidade de nenhuma intervenção e nem da adição de nenhum produto químico.(Inovação Tecnológica)


Tudo bem, mas como a coisa funciona? Em termos simples, ela é feita de um material que se "junta" de forma muito mais fácil que a borracha normal. O borracha sintética que está no mercado hoje em dia, é formada por longas cadeias de polímeros, já o novo material consiste em pequenas moléculas que se unem por meio de ligações de hidrogênio.

Quando o material é rasgado, as ligações de hidrogênio que foram quebradas logo procuram outras ligações abertas, permitindo o restabelecimento da ligação física da borracha.
Depois que as duas partes da borracha unem-se novamente, a peça resultante retoma todas as suas propriedades mecânicas, podendo ser esticada com a mesma intensidade de antes.(Inovação Tecnológica)


Já começou a imaginar as possibilidades? Pois não foi só você, os franceses criadores do material estão bem empolgados e já conseguiram convencer a empressa Arkema Inc. que esse é um negócio de ouro, ela comprou os direitos de exploração do material.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos