Mar: Por que ocorrem as ondas e as marés?


A gente acaba não se perguntando, parece uma coisa tão natural, mas, por que ocorrem as ondas? E por que a maré as vezes fica mais alta?

As ondas

O conceito ciêntifico é o seguinte,

As ondas são provocadas pelo vento que cria forças de pressão e fricção que perturbam o equilíbrio da superfície dos oceanos. O vento transfere parte da sua energia para a água através da fricção entre o vento e a água. Isso faz com que as partículas à superfície tenham um movimento elíptico, que é uma combinação de ondas longitudinais (para a frente e para trás) e transversais (para cima e para baixo).(wikipedia)


Falando de uma forma mais clara, o vento empurra a agua, move ela para cima e para baixo em direção a praia, o que acaba causando as ondas. Usando um exemplo, é como se ficássemos batendo na borda de uma bacia com o dedo, esse é o efeito do vento sobre as aguas.
A altura das ondas podem chegar até 1/10 da velocidade do vento, ou seja, um furação de 150Km/h pode produzir ondas de até 15m de altura.
Outra coisa interessante, é o efeito de "vai e vem" das ondas, você talvez nunca se perguntou, mas por que a agua vem até a berrada e volta? Não é algo tão simples de visualizar, mais o idéia é a seguinte: O vento cria a onda e a coloca de pé em frente a praia, ficando mais altas que o terreno a sua frente, as ondas quebram - como alguém caindo no chão - e depois com o efeito da gravidade voltam para a parte mais baixa do terreno, que é o mar.

As marés

Sabem que são os culpados pela maré? O sol e a lua. Por mais incrível que pareça, o campo de gravidade da lua afeta a terra de tal forma que ela acaba puxando a água um pouco mais "para cima" e "para baixo" dependendo do local que ela se encontra durante a rotação da terra. Isso contando também com a influência gravitacional do sol, que apesar de estar muito mais longe, por ser um corpo muito maior, acaba causando um grande influência. Tanto que a maré tende a aumentar a noite, quando a lua está mais próxima, compreendem a relação? Vai uma ilustração abaixo.


(Ilustração tirada da Wikipedia)

Nada acontece por razões misteriosos - tudo bem, algumas acontecem sim-, como já disse alguém no passado "Há muito mais entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia", e tenha dito.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos