Novo adesivo promete fazer você subir pelas paredes.

Porco Aranha
Os cientistas da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, criaram uma espécie de novo "super adesivo", baseado nos pés das lagartixas, ele prende e solta sem deixar resíduos.
Por muito tempo os cientistas tentaram descobrir uma espécie de mistério: "Qual o segredo dos pés das lagartixas?". Na verdade, não sabiam se era alguma espécie de química ou se os seus pés guardavam algum segredo nos seus minúsculos pelos. A resposta estava mais perto da segunda hipótese. Depois de várias análises, olhando microscópicamente os pés dos animais, descobriu-se que em cada ponta das cerdas presente nos pés das mesmas, há mais de mil pequenas "almofadas", essas sendo responsáveis pelo milagre "andar pelas paredes".

E é a geometria, e não a química das minúsculas almofadas, que explica seu funcionamento como um poderoso adesivo. Elas grudam em qualquer superfície graças à bem conhecida força de van der Waals, uma força eletrostática que tende a manter juntas as moléculas. Esta força é bastante fraca, mas se ela age sobre uma grande área, o resultado pode ser uma força de atração significativa.(Inovação Tecnológica)


Ainda segundo o estudo, uma lagartixa, utilizando todas as suas cerdas, poderia sustentar incríveis 120 quilos!

É por isso que elas conseguem ficar penduradas no teto apoiando-se em apenas um dedo.


Depois disso, o próximo passo foi tentar recriar o efeito, e vamos falar, não foi fácil recriar em laboratório o que a natureza levou muito tempo pra construir. Depois de muito esforço, os cientistas conseguiram recriar algo que realmente se aproxima do que a natureza consegue fazer.
O material é uma espécie de tapete de microfibras e o grande truque, não é fazer com que o material se prenda quando é precionado, mas sim evitar que ele deslize.

O material pode também ser considerado uma espécie de "adesivo inteligente", na medida em que ele aumenta sua aderência com o uso e com o aumento da carga imposta sobre ele. "Mais microfibras se curvam e se juntam automaticamente à medida em que o peso aumenta. Quando a carga é removida, as microfibras se soltam," explica o professor Ronald Fearing.(Inovação Tecnológica)


Um tapete de dois centímetros consegue suportar a carga de 400 gramas, o que já é bem interessante. Contudo, o material não está pronto para ser comercializado ainda, funciona apenas algumas superfícies e há a necessidade delas estarem limpas, qualquer sujeira já diminui o efeito do material.

Bem, já temos alguma coisa não é?

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos