Parte do Oceano Pacífico se transformando em um grande aterro.


Sabe quando você joga a sujeira debaixo do tapete? Pois é, o mundo todo está fazendo a mesma coisa com o entulho que produz, o que muda, é que o tapete é o Oceano Pacífico.
Todo tipo de dejeto é jogado nos oceanos, desde simples sacolas plásticas até lixo nuclear - sim, alguém acha que esse é o lugar mais seguro para esconder um produto altamente tóxico.
Só que tem um detalhe, no inicio, os rejeitos é quase todos de origem orgânica, feitos de coisas que se decompõem facilmente, elas caiam no alto mar e com o tempo os microorganismos tratavam de elimina-las. De algumas décadas para cá a coisa andou mudando, o seres humanos descobriram materiais muito bons, alguns feitos de metais, outros de borracha e outro de coisas que até deus duvida. A sua principal característica? Eles não servem de alimento pra ser vivo nenhum, não há nada que acelere seu processo de decomposição naturalmente e eles duram míseros milhares de anos.
O resultado disso? Foi descoberta uma enorme bolha de lixo no meio do Oceano Pacífico. Bom espera aí, "descobriram" entre aspas, por que faz mais de dez anos que o oceanógrafo americano, Charles Moore, em uma de suas viagens descobriu a area poluída. Como sempre, pouco se lixaram.
Hoje a area se transformou no maior lixão do mundo, começa a 500 milhas da costa da Califórnia, contorna o Havaí e chega quase ao Japão. Não se tem medidas exatas, mas o tamanho da "sopa de lixo" pode chegar a ser duas vezes maior que o território dos EUA.
O lixo acabou se acumulando nessa area devido as correntes marítimas, quase tudo que cai no norte do pacifico passa por lá e acaba ficando. Essa pela parte poluída do oceano está acabando com o eco-sistema marinho local, são milhões de animais morte todos os anos, não só nesse, mas em todos os mares.

De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, detritos de plástico constituem 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. O programas estimada que 46.000 peças de plástico flutuantes provocam a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100.000 mamíferos marinhos por ano. Seringas, isqueiros e escovas já foram encontrados nos estômagos de animais marinhos mortos.(Veja)


E provavelmente ninguém vai fazer nada até o lixo todo chegar nas praias da Califórnia, melhor, vão sim, quando estiver perto, vão dar um jeito de construir uma barreira ou empurrar o lixo "um pouco mais para lá" - e continuaram poluindo, claro.

Alguém acha que estou errado?

6 comentários:

  marmotas

1:10 AM

Não encontrei o link ou benner do Marmotas!!!

Favor responder!!!

  eu

8:06 AM

E os fdp estão preocupado com a amazonia

  Du

1:49 PM

Oi queridão! Eu acho que vc está certíssimo, como sempre!

Nossa, eu passo um tempinho sem vir aqui e quando chego me deparo com esse monte de posts interessantes! Um dia eu ainda quero ter tempo pra ler tudim que tem aqui!

Beijão

  [UnInvited.]

2:57 PM

Ora, os altos membros dos governos de todo o mundo poderiam ao menos um dia de suas vidas deixar de ser hipócritas. Só se vê jogo político encima da Amazônia, lógico, é um bem da humanidade, importantíssimo e está à vista de todos. Mas e o resto do mundo? Não só os oceanos, essa sopa de lixo já está lá há muito tempo, matando milhões de espécies de animais e plantas marinhas. Mas quem é que passa ali pra ver? Já passou da hora de alguem fazer alguma coisa, de perceber que a Amazônia em si não garante ecosistema nenhum, nem ela própria. E não usá-la como desculpa política. O mundo todo precisa de atenção. Desde os polos que estão se estinguindo até a linha do equador muita coisa está se acabando. E muito poderia fazer cada um que está lendo isto agora. Atitudes simples poderiam representar muito, mas justamente por serem simples acabam sendo vistas por nossas mentes pequenas como inúteis e aí nada se faz. Nós é quem vamos sofrer, e muita desgraça já é inevitável. Dá pra diminuir, quem sabe, com grande mobilização até reverter, mas este ainda é um mundo regido pela ganância. Com certeza em tempos difíceis e escassos que com certeza virão, ainda haverão guerras por interesses de minorias mesquinhas. Uma pena. Este era um mundo maravilhoso...

  Heron

10:47 PM

Blz, e daí? voces estão fazendo o que contra esta merda toda? Vira e mexe tem gente que fala um monte disto e daquilo iiii????

  DAC

5:58 AM

e você está fazendo o que heron?

Post"s Relacionados




Recomendamos