Large Hadron Collider (LHC) - O novo brinquedinho dos físicos trará o fim do mundo?


Large Hadron Collider - LHC (em português: Grande Colisor de Hádrons) é o maior acelerador de partículas do mundo. Ele está localizado no CERN - Organização Europeia para Investigação Nuclear. Esse local pode não soar familiar, mas foi lá que o WWW e a internet nasceram.
Bom, o que um acelerador de partículas faz? Nada de útil para a maioria nós. Na verdade, ele faz coisas bem perigosas, sua principal função é causar a colisão entre partículas.

Nos colisores as partículas são aceleradas dentro de um campo eletromagnético até atingirem altos níveis energéticos, e depois são colididas com outras partículas de matéria. Quando os feixes de partículas viajam dentro do anel de colisão eles são aceleradas pelos campos elétricos, sendo os campos elétricos proporcionais à energia das partículas, ou seja, quanto maior o campo elétrico maior será a energia da partícula. Essas partículas absorvem parte da energia da onda de rádio à medida que circulam nas cavidades de colisão: para que os feixes de partículas passem pelas câmeras a vácuo várias vezes, elas precisam ser circulares.

É preciso bombardear dois feixes de partículas um dentro do outro, para assim obter uma enorme quantidade de energia, pois as partículas aniquilam-se umas as outras, liberando uma energia tão alta que pode ser convertida em partículas pesadas. As colisões dos feixes de prótons vão ocorrer em uma escala jamais vista e isso resultará em uma quantidade imensa de dados, cerca de 15 Petabytes de dados anualmente.(wikipedia)


Ele é um o novo brinquedinho dos gênios da física que está quase pronto. Ele virá para tentar desvendar algumas perguntas aparentemente sem solução para a humanidade: O que existia durante o primeiro momento de existência do Universo? Por quê algumas partículas possuem massa enquanto outras não? Qual é a natureza da matéria escura? Existem outras dimensões que ainda não foram detectadas por nós?
Entre outras coisas, ele servirá para tentar descobrir a origem da massa das partículas elementares. - Entendeu por que eu disse que era inútil para a maioria de nós? Se você entendeu tudo até aqui, você já esta acima da média.
Brincadeiras a parte, o novo equipamento pode traçar um novo rumo para física moderna, podemos estar certos ou ter entendido tudo errado até aqui.

Só que isso tudo está incomodando algumas pessoas. Os responsáveis pelo LHC já estão sofrendo processos judicias. Alguns indivíduos acham que ele podem acabar com a terra , talvez com a galáxia inteira criando incontroláveis buracos negros ou alguma espécie destrutível de matéria. - Ou qualquer outra coisa que ninguém imagina.
Os ciêntistas juram que sabem o que estão fazendo e dizem que vão enfrentar qualquer tribunal por que estão seguros de seus atos.
Bom, eu não sei. Quando ligarem a coisa pela primeira vez nós vamos saber. De qualquer forma, não faz muito tempo, quando saíram os primeiros protótipos do trem, acreditava-se que o homem sobreviveria se viajasse a uma velocidade maior que 50km/H.

Eu sou a favor, tapem os ouvidos e liguem a coisa, que seja o que deus quiser!

Fonte:
BABOO
Sedentário e Hiperativo.

35 comentários:

  Aparelho de DVD

11:14 AM

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  Du

1:06 PM

aff...eu sei que a física é super importante, mas eu nunca consegui gostar disso não!

Mas a matéria ficou legal! ;)

Beijão

  Hyst

9:20 PM

É, amigo. Só quero ver depois quando esse planetinha for sugado por um buraco negro enoooooorme. O bom é que a gente não vai nem sentir quando morrer. xD

Por enquanto, o que nos resta é esperar!
http://www.lhcountdown.com/?p=9

  Anônimo

1:48 PM

eu axo qe se voceii qerem sabeer sobre a humanidade e tuudo sobre o universo .. nao tem qe fiika fazendu esperienciias naao e siim leer peelo menos um pouco a biblia qe voceis vao saber tudo ..


A PAZ DO SENHOR PARA TODOS !

  Anônimo

7:38 AM

Se as pessoas se baseassem mais na Bíblia, com certeza veriam que o fim da humanidade se aproxima, este invento é a prova disso.

Deus te compadeças outra vez da humanidade!
por favor Senhor, não nos entregue às mãos malignas, mas antes nos guarda.

  Manoel

8:17 AM

Texto muito bem escrito...Com uma pitada de duplo sentido...e crítica social....MUITO BOM! Em referencia aos comentários cristãos a cima...Tenho certeza que em nome de DEUS o homem já fez e FAZ coisas muito piores!

  Anônimo

9:48 AM

Bem eu acho que talvez vcs queriam brincar de Deus, sem sequer saber das conseqüências. E bom reavaliar os conceitos em relação a isto.

  Rubens

9:54 AM

Bem eu acho que talvez vcs queriam brincar de Deus, sem sequer saber das conseqüências. E bom reavaliar os conceitos em relação a isto, e digo mais vs são loucos.

  Anônimo

10:05 AM

a verdade e que Deus e a fisica de todo o universo e se Deus deu inteligencia para o homem e para ser usada eu amo muito fisica e adoro Deus d+ faço conta o dia inteiro e ainda tenho um tempo para Deus e nosso planeta nunca sera sugado por buraco negro, nem acabara explodindo... a materia e muito interessante eu gostei muito...

  Anônimo

10:36 AM

Sempre vai ter um maldito crente pentelhando, a poucos séculos atrás o papel de censor da ciência era da igreja católica, não tenho medo de ser sugado por um buraco negro, e sim de ter meus horizontes cada vez mais estreitados por uma instituição que usurpou a idéia de Deus para o beneficio de poucos.
Quando se muda a idéia de universo, se muda a idéia de homem, e este pode contemplar mais a fundo todo explendor da criação.

  Anônimo

11:31 AM

A ciência tem que passar por muitas polêmicas, tudo dentro da ética. Por exemplo, experiência genética quando usada de forma profissional e para o bem, pode auxiliar em inúmeras doenças. Se a ciência não experimentasse para evoluir, celular, computador etc seriam uma lenda

  Anônimo

11:50 AM

Não entendo de Física essas coisas!! mais eu acho que o mundo vai ser levado para um grande buraco negro, onde haverá guerras doenças fome etc. Ops!! não vai ser muito diferente! rsrsrsr

  Anônimo

11:54 AM

eu acho que o mundo vai acabar corram
corram!!!!!!!!!
Ops.. Pra onde hhehehehheh

  GutZ

11:58 AM

Alguém manda esse crente tomar no **! Nunca vi religião mais falsa que essa, querem passar uma imagem do que não são... Bando de hipócritas...

  Anônimo

12:02 PM

Então pelo que entendi,na teoria isto nada mais e que uma aparente maquina do tempo me corija se eu estiver enganado.

  Anônimo

12:07 PM

Então pelo que entendi,na teoria isto nada mais e que uma aparente grande maquina do tempo me corija se eu estiver enganado.
então
Quando se muda a idéia de universo, se muda a idéia de homem, e este pode contemplar mais a fundo todo explendor da criação.

  OVPJ ArteDesign

12:24 PM

Essa experiência do Large Hadron Collider não vai dar certo,.. a gravidade vai desmanchar o processo total....

  André Luis

12:32 PM

Não tenho medo de ser engolido por um buraco negro...

Acho o experimento muito bom e importante, assim e gente percebe a que ponto a tecnologia chegou! Mas tomara q a nossa própria inteligencia não nos derrube...

E quanto aos que falaram do "Grande buraco negro", não...se informem, se a LHC chegar a fazer um buraco negro, ele sera mais de um milhão de vezes menor que um grão de areia!

E pra se manter no planeta Terra, teria que ter sua velocidade reduzida a 15km/h...ou seja...nós nao vamos morrer nao...

  André Luis

12:32 PM

Não tenho medo de ser engolido por um buraco negro...

Acho o experimento muito bom e importante, assim e gente percebe a que ponto a tecnologia chegou! Mas tomara q a nossa própria inteligencia não nos derrube...

E quanto aos que falaram do "Grande buraco negro", não...se informem, se a LHC chegar a fazer um buraco negro, ele sera mais de um milhão de vezes menor que um grão de areia!

E pra se manter no planeta Terra, teria que ter sua velocidade reduzida a 15km/h...ou seja...nós nao vamos morrer nao...

  andre

12:33 PM

Não tenho medo de ser engolido por um buraco negro...

Acho o experimento muito bom e importante, assim e gente percebe a que ponto a tecnologia chegou! Mas tomara q a nossa própria inteligencia não nos derrube...

E quanto aos que falaram do "Grande buraco negro", não...se informem, se a LHC chegar a fazer um buraco negro, ele sera mais de um milhão de vezes menor que um grão de areia!

E pra se manter no planeta Terra, teria que ter sua velocidade reduzida a 15km/h...ou seja...nós nao vamos morrer nao...

  moabe

12:37 PM

Sobre esse assunto, eu acho que é muito difícil nós os seses humanos descobrimos a nossa origem!

  Anônimo

12:41 PM

Sou a favor, tudo que seja bom pra Humanidade deve ser levado adiante.
Tenta imaginar vc sem um Carro que ultrapasse os 50km/h, sem um microondas, sem uma internet e varias coisas que a ciencia criou.
Deixa os "Carinhas" brincarem.

sRs

So apenas se esconde debaixO da mesa e tampe os ouvidos.

rsrSR

KabuM

  Augusto

12:42 PM

que ilário a maioria de vocês citando a bíblia, e que os cientistas estão brincando de "Deus", é ilário a tremenda incapacidade mental de vocês, o que torna ineficiene tentar explicar o que é o lhc pra vocês, de certo não sabem o que é porque o mesmo foi elaborado por Gênios, como arcaícos podem compreender uma mente que pode calcular a raíz quadrado de numeros acima de 9 dígitos em segundos?
se a maioria não consegue nem pronunciar a soma.
não sei como é possível viver com tal mente infradotada.

  Anônimo

2:49 PM

Ei cara se tu eis tão espeto porque você não estar com eles, ou você e apenas mais um deste que só anda de carona, nas idéias dos outros?

  R0GeRs

3:24 PM

Se der CERTO o experimento só temos a ganhar, a descoberta de que existe universos paralelos ao nossos ou a confirmação da "Teoria M" ou "Teoria das Cordas" , seria como descobrir vida em Marte.

Afinal 20 anos construindo a geringonça não seria por nada.

Mas o bom mesmo é que se der ERRADO nenhum deles vai precisar se desculpar em público. ;D

  Edilasio A. Rodrigues

4:13 PM

Eu não sou nehum Genio da Fisica moderna, mas tbm não sou nenhum burro, esse negocio, concerteza é uma "BOMBA", nas proximas semanas, estará a uma velocidade considerada Velocidade da LUZ, agora imagina só, se esse "brinquedinho" axa deexplodir? qual será a consequencia? ou mais, mesmo que não exploda, ams causa alguma mudança no planeta? pior do q ja está. so DEUS pode nós livrar das mãos desses homens que acham q o mundou virou um planeta de brincadeiras.

  João

5:21 PM

Vcs tao usando droga neh.
Isso deve se o medo de perde a fé na religiao.
Liga a maquina e toca os testes pra nois descobri como tudo começou.

  Anônimo

8:27 PM

o que ki eu vou ganhar com isso
...além do perigo de acabar com o mundo.
eu tenho muita vida pela frente.....porra

  Anônimo

8:55 PM

Estou curioso par ver o que vai da com as experiências. vai ser um grande passo para evolução, ou para os descrentes e pessimistas, o fim dela...

  drio

12:36 AM

A grande verdade é que ninguém sabe o resultado, pois afinal, se soubessem o resultado não teriam gastado tanto nesta pesquisa e neste instrumento, contudo, este mundo já está uma porcaria mesmo, todo mundo pensa só em si mesmo, se acabasse com isso tudo acho que seria uma coisa injusta. Contudo, vamos ver no que isso tudo vai dar

  Anônimo

1:48 AM

que redicolo isso...tanta gente passando fomee neste mundoo tanta pessoas precisando de ajudas
e estes idiotas que pensssaaa que sabe tdoo fica gastando dinheiro para acabar com nosso mundo...e aos ignorantes que estao falando de DEUS aaii...vão pagar por tdo isso...DEUS é JUNTO...foi ele quem nos criou foi ele quem nos da vida a cada dia e ele tem o PODER e fazer oq quiser com este negocio redicolo que estes bestas q n tem oq fazer fica planejando....DEUS sabe de tdas as coisas....eu como uma cristaa acredito no meu DEUS unico e salvado so seii que o mundo esta acabando...e a volta de jesus esta mais proximas do que esperamos...estamos no fim do tempo***eu sei da minha salvação e minha vida eterna com DEUS...agora vcs nem vo dizer nd....continue com estes comentarios redicolos e vcs vao ver como vai acabar o mundo pra vcs....um mundo de MAIS miseria fomee doenças!!!

isso é um ato redicolo que esta fazendo...estas pessoas so estao penssando em si mesma...qro so ver acabar com o mundo dai ja eraaaa!!!

  Eduardo

2:02 AM

Antes de começar a escrever este post, peço, não me atirem pedras! Sou cristão e físico! E não vejo o menor conflito entre as coisas. As pessoas tendem a confundir ciência com religião, e isso é errado! Muito errado! E como o tema do post é o LHC vou falar sobre isso. É muito importante conhecer mais sobre a estrutura da matéria e do próprio universo, e podem acreditar, depois desfrutar dos benefícios da pesquisa. Muitos criticam a ciência por detrás de inúmeros apelos, não apenas religiosos, mas fazem isso em suas casas de alvenaria, comendo algo que saiu de seus micro-ondas e certamente assistindo seu canal de TV predileto.
Viram o conflito? Tudo que citei são frutos da ciência, e todos os usam! E nunca vi ninguém reclamar da existência de seus chuveiros.
Estou dizendo essas coisas para deixar bem claro que não são "todos" os cristãos que condenam a ciência e tudo a ela relacionado (mas continuam tomando seus banhos quentes!).
Outra coisa que quero dizer é que como o tema do post é catastrófico, podemos nos acalmar. É quase certo que surgirão micro-buracos negros nas colisões, mas suas massas serão tão pequenas que se dissiparão em frações de frações de micro-segundos.

Um abraço.

Eduardo
Prof. Dr. em Física

  Iriscelta

7:54 PM

Acho isso tudo uma grande tolice...Uma grande falta do que fazer..Ainda nem descobriram a cura do câncer, ada AIDS, da doença de Chagas.. e no entanto estão brincando de deus..Esses individuos tem uma grande vazio existencial, e ficam com essas idéias mirabolantes, se fazendo de grandes sumidades inteligentes e gastando o dinheiro dos contribuintes europeus, com baboseiras..O desemprego na Europa é alto, existem muitas desigualdades sociais..Mas, quem se importa com isso? Essa "elite" que tem um padrão de vida muito alto ( os físicos que trabalham nisso)...Essa é como se diz em gíria brasileira bem aplicada "viagem na maionese"....

  Didgio

1:52 PM

-----------------

Obrigado a todos os comentários!

Não me meti no meio de toda a discussão Deus/Ciencia por que eu teria que fazer um post a respeito pra expor o que eu acho.
De qualquer forma, nada aconteceu, e se der certo ou não. Logo saberemos.

Agradeço ao amigo físico e religioso pelo comentário. As palavras de alguem que ama a deus e a ciência tem valor!

Abraços

  Anônimo

5:23 PM

Enquanto Deus não alagar tudo de novo...só vai acontecer estas coisas...

Tomara que quando eles ligarem este "LHC" este suposto "Buraco Negro" engula todo o planeta terra e suma com toda existencia ignorante do homem...

Não irei sentir falta nehuma de guerras, armas nucleares, armas quimicas, armas biologicas politicos, doenças, epidemias, milicias, racismo, desigualdade...bla bla bla....

Liga a bagaça aí Sr Stephem... vamos ver no que vai dar... não temos nada a perder....

Post"s Relacionados




Recomendamos