Colocando o cérebro em standby


Um estudo que uniu a Universidade de Bergen, na Noruega, e da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, obteve um resultado curioso a respeito do cérebro. Trabalhos monótonos colocam o cérebro em uma espécie de "piloto automático" e levam as pessoas a cometer erros, mais que isso, o estudo chegou a conclusão que é possível prever esses erros cerca de 30 segundos antes deles acontecerem.

A pesquisa, publicada na revista especializada "Proceedings of National Academy of Sciences", diz que os trabalhos tediosos colocam o cérebro no "modo descanso", quer a pessoa queira ou não.(G1)


Um experimento foi realizado com vários voluntários e eles foram postos a fazer repetidamente um experimento em que os indivíduos deveriam responder rapidamente a pistas visuais. Com uma aparelho, os cientistas mediam a atividade cerebral dos participantes.
O resultado a que se chegou é que o cérebro começa a economizar energia, e tenta usar de menos esforço para realizar a tarefa.


"Observamos uma redução na atividade do córtex pré-frontal", contou Debener. "Ao mesmo tempo, observamos um aumento na atividade na área que é mais ativa quando o cérebro está no estado de descanso."


Como isso tudo é previsível, agora os pesquisadores pensam uma espécie de máquina para para alertar quando alguma falha está para ocorrer. Dizem que a mesma pode vir a ser comercializada daqui 10 ou 15 anos.

É a nossa ciência.

3 comentários:

  Alcione Torres

6:39 PM

Que interessante... Será que esse estudo fará alguma diferença na cabeça de empresas que não zelam pela mente dos seus funcionários?
Ótimo post!
Sarapatel de Coruja

Ensino de Química

  MACKUCO PANTCHO

4:38 PM

A mim não parece muito inteligente, uma vez que o caminho atual é que maquinas substituam os humanos nesse tipo de trabalho, ou seja, para que perder tempo criando uma maquina que avisará quando um erro humano vai acontecer, se já existem maquinas que fazer esse serviço humano! Que viagem esses caras estão é gastando dinheiro a toa.

  Willingmax

10:57 AM

Taí a explicação de não conseguir em algumas vezes me conccentrar em algumas coisas, como por exemplo quando estou lendo e não entendo p**** nenhuma,

Post"s Relacionados




Recomendamos