Nanomáquinas são criadas para destruir células cancerígenas



O mundo tecnológico não para - se "parasse" alguém com certeza daria um jeito para ele "parar", afinal, temos nossos cientistas loucos pra que?-, agora conseguiram construir um nano maquina celular, com um propulsor que é acionada por luz e tudo.
É a primeira nono máquina, de que se tem notícia, que é capaz de operar no interior de uma célula. Agora, qual seu objetivo? Matar e destruir células cancerígenas, bombardeando medicamentos.

Os primeiros experimentos estão sendo feitos em cultura, mas a pesquisa tem grande interesse para o futuro do combate ao câncer.

Nanomáquinas capazes de carregar e liberar medicamentos em pontos específicos do organismo têm sido objeto de intensas investigações, sendo consideradas a próxima geração das drogas inteligentes.(Inovação tecnológica)


Ela se baseia em dois princípios básicos, um sistema para acondicionar o medicamento e um sistema de acionamento ativado por luz. O projeto foi idealizado pelos cientistas Jeffrey Zink e Fuyu Tamanoi, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos.

Eles utilizaram nanopartículas de sílica mesoporosa para armazenar os medicamentos, que ficam acondicionados nos milhões de poros das nanopartículas. Como propulsor foi utilizado o azobenzeno, um composto químico que oscila entre duas posições quando exposto à luz.(Inovação tecnológica)


E não é só mais uma idéia, os caras já demonstraram em experimentos o nosso pequeno guerreiro se movimentando e lutando bravamente contra as células cancerígenas.

Notícia bem legal essa!

2 comentários:

  Willingmax

10:48 AM

E bota "nano" nisso. A ciência cada vez mais nos surpreendendo, seria bom se conseguissem fazer o mesmo com as células tronco.

  Didgio

12:35 PM

Outro dia li em algum lugar que estavam conseguindo criar células troncos apartir de células normais..

Quem sabe..

Post"s Relacionados




Recomendamos