Técnicas e teorias de um acadêmico.



Vida de universitário é aquele negócio, você sempre tem algumas manhas para se virar nas horas difíceis, eu mesmo vivo inventando alguma técnicas. Um amigo meu diz que eu devo abrir alguma espécie de curvatura no tempo espaço para conseguir estudar e fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Na verdade eu acho que não é nenhum milagre, são "manhas" mesmo, cada um sabe como aprende melhor.
A minha preferida é "Espere pelo exercício". Conforme as coisas foram complicando, em várias situações eu simplesmente não entendia bulhufas do que o professor falava. Eu faço Ciências da Computação, na FURB, meu campus é o lugar aonde a porca torce o rabo, tem horas em que não existe meio termo, ou você sabe ou não sabe. O que eu fazia então? Nada, esperavas os exercícios. Pelo menos uma vez, nem que seja pra revisão antes da prova, tem exercício. E o que eu faço com os primeiros exercícios? Também nada, por que eu não entendi a matéria. O engraçado, é que quando passa isso tudo, depois que eu vejo a resolução eu aprendo. E se mesmo assim eu não entender, eu pelo menos capto os padrões da coisa pra saber resolver as questões da prova.
A realidade é que há matérias difíceis e professores ruins, em qualquer um dos dois casos dá para se virar, agora, quando os dois acontecem ao mesmo tempo, ai só aplicando técnicas de aprendizagem que você exercitou ao longo da vida, nas horas em que estava com preguiça de estudar. No fim, quando bate o desespero, se dá um jeito, e afinal, o oráculo está ai pra isso.
Outra coisa interessante, é aquela outra manha de "Aprender na prova". Essa eu não sei explicar muito bem, mas já vi várias pessoas comentando a respeito e já aconteceu comigo também. Durante a prova, você alcança um nível de concentração muito grande, aquele silêncio, o desespero. A partir das questões, o seu sub-consciente começa a trabalhar, você tem que lembrar como se faz aquilo! Através das lembranças que estão lá, escondidas na sua cabeça, juntando com as perguntas que estão na sua frente, as coisas começam se encaixar, de repente,"BUM!", você entende a coisa! Então responde e acerta. É incrível!
Isso é legal, o que não é legal, são as vezes em que você responde com convicção, acha que estava no caminho certo e vem aquela tragédia como resultado.

Isso tudo sem falar nas técnicas de enche lingüiça nos trabalhos, bom, mas isso é outra história.

3 comentários:

  Tata

6:22 AM

Posso dizer que passo pela mesma coisa!
Faço Tecnologia em Processamento de Dados, e ontem mesmo foi um dia que o professor falava e parecia tudo sem sentido pra mim! Mas no fundo eu sei que é só prestar MAIS atenção que tá tudo certo! ou não! hahaha
Tentarei essa dos exercícios, até então eu só fazia aquela revisão básica antes da prova! :P

Btw, venho acompanhando a meses seu blog pelos meus feeds, mas até então nunca tinha comentado! Entao fica a chance de dizer que gosto do blog, alguns posts pela simplicidade e outros pela complexidade :)

Abraços!
Boa sexta.

  Didgio

8:45 AM

È, a gente sempre se vira...

Obrigado,
Fico bem feliz pelo comentário, de verdade. ^^

Abraços e boa sexta pra você também!

  Grogal

1:14 AM

SECURITY CENTER: See Please Here

Post"s Relacionados




Recomendamos