Biocombustiveis Vs Fome no Mundo

Segundo a ONU, o mundo esta sofrendo uma “tsunami silenciosa” com a falta de alimentos. Resumindo em poucas palavras a ONU e diversas ONGs que antes defendiam com unhas e dentes a utilização de biocombustíveis no lugar de combustíveis fosseis, mudaram sua opinião.

O caso é que com a grande expansão da produção de biocombustíveis e sua maior utilização tanto pelo etanol dos EUA, feito com milho, como o nosso álcool, feito a partir da cana-de-açúcar, tem tomado no mundo inteiro lugares que antes erram destinados ao cultivo de alimentos como o trigo que foi trocado em grande parte na Europa por mamona. Esta substituição esta ocorrendo por isentivo governamental mas com os recentes prejuízos na ajuda humanitária, ocasionada pela ecasses de alimentos, a união europeia tem se mostrado mais favorável a cansar os subsídios e favorecer a produção de alimento.

Subsídios estes que estão em julgamento, ou melhor, estarão em breve, subsídios que impedem governos de países pobres, ou de terceiro mundo, leia-se Brasil no meio deles, de terem seus produtos mais valorizados e um lucro maior no mercado externo, querendo ou não este também é um fator para agravar a fome, afinal produtores produzindo por preços baixos engatam menos dinheiro na economia de seu país, gerando menos renda e conseqüentemente menos riqueza e mais pobreza.

Acho que cheguei no ponto em que queria, como adoro polemizar, aqui chega a um ponto, crucial, sera que vale a pena deixarmos os biocombustíveis de lado para diminuirmos a fome, e acabarmos com o nosso planeta com a poluição? Na minha modesta mas teimosa opinião, não mesmo. Antes que me chinguem, não quero que pessoas morram de fome, mas hoje temos alimentos para 12bilhões de seres humanos e 4bilhoes vivendo sobre este planeta, e destes grande parte passa fome. Agora eu lhes pergunto, o santo e inquestionável biocombustível tem culpa da fome? NÃO, o problema esta em três fatores básicos, ao meu ver: Insumos agrícolas nos países desenvolvidos, má distribuição de riqueza num nível global, e desperdício.

Mesmo para os hipócritas miseráveis produtores de petróleo a uma solução para esse problema, uma produção parecida com a do Brasil, biocombustíveis e se tornando o celeiro do mundo, nunca pensei que fosse elogiar o governo do desonesto militante Lula, mas tem feito um bom trabalho nessa área avançando ao que eu considero algo bom, nada comparado com um semi comunismo chines, mas fica pra outro post.

Pensem reflitam e critiquem sobre o que eu falei, afinal o que vale não é o que eu passo a vocês e sim o que vocês aprendem e fazem com que lhes digo.

3 comentários:

  Willingmax

11:10 AM

Guilherme eu comentei no seu blog este mesmo post. :P

Preguiça de escrever tudo de novo é grande... mas ta valendo né?

Abraços

  Guilherme

5:39 PM

Tá valendo sim, o importante é comentar, gosto disso, da para argumentarmos sobre o assunto :D

Você tinha dito que a ONU e essas oprganizações estão nem ai para a fome, so estão querendo diminuir os preços dos alimentos, pode até ser, mas diminuindo o preço faz com que pessoas mais pobres possam comprar ai menos fome :D

Acho que era isso mesmo, o outro blog estou quase fechando, pouco movimento e aqui parece ter mais gente pra me ouvir, ou ler xD

abraços

  Anônimo

4:49 PM

celeiro está grafado incorretamente

Post"s Relacionados




Recomendamos