Jovens gafanhotos andam em grupo para não serem comidos.


Bem, é isso que diz um estudo.

Cientistas dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália dizem ter descoberto o que levaria gafanhotos a formarem os imensos enxames que destróem lavouras em alguns dos países mais pobres do mundo.(BBC)


O estudo foi publicado em uma respeitada revista cientifica e afirma que os animais andam em bandos por que temem serem comidos por outros membros do grupo. Em situações normais, esses animais são tipo como herbívoros, mais quando postos em situações em que há encases de comida ele apresentam comportamento canibal. Bom, não sei se vocês sabem mais a "fêmea gafanhoto" come o macho durante o ato sexual. No sentido alimentício da coisa. Infelizmente não achei o vídeo que mostra o cena.
Voltando ao assunto, quando há pouco alimento, e os jovens gafanhotos ainda não pode voar, eles formam bandos e migram kilômetros a pé para fugir do atos canibais. Esse comportamento dura até eles atingirem a maturidade, onde começam a atacar as lavouras.

Se há escassez de alimento, jovens gafanhotos ainda incapazes de voar começam a comer uns aos outros.
De acordo com a teoria, esse comportamento gera pânico no grupo, levando outros gafanhotos a sair marchando para longe dos "canibais" famintos, que seguem atrás.
Os enxames teriam início, portanto, a partir de grandes grupos de gafanhotos em marcha no solo.
Segundo os pesquisadores, os insetos marcham dezenas de quilômetros.
Uma vez iniciado, este movimento tende a se manter, até o momento em que, tendo atingido a maturidade, os gafanhotos alçam vôo.


Os pesquisadores esperam conseguir compreender exatamente como esse movimento ocorre para tentar minimizar os impactos sobre as lavouras.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos