Quem inventou a pipoca? O N.H. traz a resposta.


Eu estava que lembrando do tempo em que trazia a tona, a luz da verdade, as perguntas mais obscuras feitas por um ser humano, isso quando surgiu uma nova dúvida. Quem inventou a pipoca?
Bem, diz a lenda que foi uma tribo chamada pipoka. É ilário, mas possivelmente verdadeiro. O que se sabe realmente é que os Cristóvão Colombo, ao voltar do continente americano em 1510, trouxe vários colares feitos com pipocas, negociados com os nativos.
Possivelmente ela surgiu por acaso, os índios americanos já a tem em sua cultura a mais de 1500 anos. Sabem, acidentes, um milho caio na panela, estourou e alguem comeu.
Outros fontes falam que os pigmeus africanos foram os verdadeiros responsáveis pela descoberta. Eles tinham o habito de alimentar os pássaros com alpiste, alguem acabou deixando o alpiste cair numa frigideira e gostou do sabor, foram experimentando outros grãos e chegaram no milho.
Provavelmente a pipoca foi algo "descoberto" em vários lugares do mundo por nativos, a muito tempo, foi questão de tempo até algum explorador trazer a "novidade" aos povos ditos "civilizados".
Mas foi só no século XIX que ela começou a ser comercializada, adivinhem aonde? Nos EUA.

Update: Seguindo a dica da Clarissa:

Outra curiosidade:
pipoca: do tupi antigo pira - pele + pok - estourar = pele estourada

2 comentários:

  Willingmax

12:06 PM

Colar comestível? O.o

Só podiam ser os estadudinenses.

  Clarissa

11:24 AM

Outra curiosidade:
pipoca: do tupi antigo pira - pele + pok - estourar = pele estourada
beijos, Clarissa

Post"s Relacionados




Recomendamos