Casualmente racional.

Ok, sem nenhum post decente para hoje, então vamos tirar um tempo para um momento de reflexão pequeno gafanhoto.

Vamos lá, acompanhem meu raciocínio, o ser humano é engraçado, tragicamente engraçado. Lá pelas tantas, começou a andar em bando, como é uma animal como qualquer outro, começaram a surgir brigas. Socos, chutes, algumas orelhas cortadas com pedaços de pedras lascada. Logo que surgiram os primeiros "chefes" das tribos, esses começaram a por ordem na coisa e fazer justiça. Convenhamos, eram primitivos intelectualmente, julgavam as pessoas sem perguntar nada. Matou? Morre! Roubou? Perde os dedos.
Ao longo dos tempos, o ser humano começou a estudar a si mesmo, amadureceu socialmente e inventou a "filosofia", a "psicologia" e mais tarde a "pscicanalise". Tudo bem, ele começo a compreender a si mesmo e chegou a conclusão clara de que a sociedade constroi o homem. Tem a célebre e orkutesca frase "A sociedade prepara o crime, o criminoso o comete".
AGORA, sabendo de tudo isso, por que diabos ainda usamos os mesmos meios primitivos para julgar alguem. Pensem comigo, pessoas perdem tanto tempo estudando e criando leis para manter a ordem. É como se tratássemos uns aos outros como animais, "você fez xixi no tapete? Vai apanhar", sabendo que o idiota do dono trancou o animal a noite toda dentro do apartamento.
A sociedade, o sistema, ou o que quer que chamem, não conseguem dar o mínimo de dignidade para as pessoas, o que elas fazem? Vão atraz de algo melhor, claro. Claro que vivemos em meio a alguns débeis mentais, mais esses são exceções.
Se tem gente roubando, de quem é a culpa? Se o cara é criado por um pai escroto que humilhava a mãe e mais tarde bate na esposa, de quem é a culpa? Se os politicos estão acostumados a meter a mão no dinheiros destinado a educação, a criança que adoece e morre no hospital, de quem é culpa?
Vão, cursem, pensem em métodos de punição eficazes e apodreçam nas ideias obsoletas que só afundam os bons pensamentos humanos e as pessoas que tentaram dizer algo ao mundo (nem preciso dizer dos caras mortos e crusificados).
Se o ser humano conhece o mínimo sobre si mesmo, sabe que em determinadas condições só faz porcaria, então ta na hora de tentar evita-las. Isso se chama consciência, responsabilidade. "Eduque as crianças e você não precisara punir os adultos" disse alguém inteligente. Fazem isso? Não. Até por que muitos pais são burros, é a realidade, não tem a mínima noção do modo correto de educar os filhos. Claro que instintivamente fazemos o melhor, e no fundo, não nos saímos tão mal. Mas é aquela coisa, fazemos o que sentimos ser melhor (as vezes prático e fácil), não o que é melhor de verdade.
O garoto invadiu a escola e matou metade dos alunos. Ele foi ridicularizado durante muito tempo, como vão culpar um cara desse? Tava na cara, é do ser humano tirar sarro das coisas as vezes, claro, por isso é preciso a consciencia de que nem sempre isso é bom. Também é do ser humano a revolta, a raiva e a vingança. Então, temos que ter conciência e evitar essas situações.
A culpa não é nem dos alunos nem do cara, mais de tudo mundo. No fundo, de uma filosofia educacional e cultural errada.

Tem um monte de gente se remexendo no túmulo agora. Desculpem a revolta, mas está na cara.

2 comentários:

  Junior

11:11 AM

Fala aê grande Recígio... como estão as coisas aí em Blu??

Muito bem bolado seu blog, é de opiniões novas que a sociedade atual necessita.

Abraços e quando tiveres um tempo dá uma passada lá no meu blog: www.universoimortal.blogspot.com

Júnior

  Guilherme

9:35 PM

concordo com vc primo, mas ha apenas uma coisa q não entendo, pq tem playboyzinho se metendo no trafego? ele tem a vida ganha, não faz nada alem de fazer nada, e vai se meter com drogas e depois vira traficantezinho em facul, igual o filme tropa de elite retratou e depois os mesmos maconheiros vão protestar em nome de paz, bando de hipooocrita, deviam matar, pode ser cruel, mas o q fazer se o homem por si só tende a ir pro mal caminho? bope neeeles xD

e ai como vc se escapa desse exemplo? ;D

Post"s Relacionados




Recomendamos