Google. Teoria da conspiração.


Alguns chamam de conspiração, eu chamo de jogada inteligente. Vamos partir do bizarro e vamos rumo ao realista.
O Orkut, por que existe o Orkut? Como vocês podem imaginar, hospedar e manter um sistema daqueles não é barato. Mesmo que a Google tenha grana no bolso e espaço nos seus computadores, o custo é enorme. O forte da Google é propaganda, propaganda direcionada e personalizada.
Umas das teorias mais obscuras fala que o Google seria um grande sistema de pesquisa (não busca), de estudo, comportamental dos usuários na internet. O que lhes a atrai atenção? Quais são seus hábitos? Em que as pessoas depositam mais confiança e no que desconfiam mais? Ou seja, um grande acervo de respostas.
Não há propaganda no Orkut, nada, nem um linkzinho escondido. Simplesmente o Google não ganha dinheiro com aquilo. E convenhamos, se não ouvesse interesse algum, eles colocavam algumas propagandas e pronto, perdiam alguns usuários, mas tornavam a coisa lucrativa.
Tudo bem, a idéia é bizarra, porem, possivelmente (e provavelmente) real. Agora, vamos a um exemplo verídico. Quem tem email da Google levanta a mão? Ok, todos podem baixar agora... e parem de olhar pro cara que não levantou o braço.
Tem propaganda lá certo? discreta, mas tem. Quando você clica em um email, digamos, sobre carros, o que acontece? Magicamente todas as propagandas falam de carros. Se receber um email falando de plantas, propagandas de floriculturas.
É o objetivo da empressa, mostrar ofertas dos produtos em que o usuário realmente deposita interesse. E vão mais longe, se você pesquisa repetidas vezes sobre determinado assunto no oráculo, como que por "coincidência" começam a pipocar anúncios sobres esse assunto nas páginas posteriores que exibem propagandas ligadas a Google.
A reposta é simples, "Cookies", eles ficam armazenados no seu computador e guardam as ultimas pesquisas, as ultimas palavras que você utilizou para pesquisar. Como se trata de um domínio da mesma empresa, basta o sistema acessar e ver o que você pesquisou recentemente, a mágica está feita.
O que você olhou no orkut, o que você pesquisou no google e o que viu no email, tudo isso é uma boa base de informações para um sistema avançado e muito esperto dessa amigável companhia. Tudo para lhe ofertar o que você precisa e o que você precisa, mas nem sabia que precisava antes dela mostrar.

Acha que é loucura? Não é não, é genial. Para e pense.

Update:

O amigo Jefferson, como o qual tive um pequeno debate nos comentários, passou um link bem interessante. Uma matéria da Info falando a ferramenta de medição de audiência imposta no Orkut. Ou seja, o Google cria uma espécie de Matrix onde todos vivem felizes e em troca lhe vigia e captura todos os seus desejos.

Obrigado Jefferson.

7 comentários:

  Igor

10:53 AM

Cara, muito bom o post, mas devemos considerar muito mais coisa nisso.
Como o YouTube,quase não tem anúncios, mas a Google trabalha arduamente para ter um modo de como gerer bilhões com o site. Lá também dá para determinar os gostos de um usuário, colocar anúncios relevantes para uma pessoa que assiste à um vídeo sobre Yoga ou sobre a Formula 1.
O que vale analisar é o que eles pretendem com tanta coisa gratuita e sem anúncios, por exemplo, muitos sites sociais estão sofrendo em ver como deveriam arrecadar muito dinheiro com isso, mas não sabem como, um exemplo é o Myspace em que acreditava que iria ganhar muito e rapidamente, viu que estão enganados, até mudaram o layout para ver se dava algum retorno. A Google com certeza está estudando um modo de ganhar dinheiro, pode ser que não no Orkut até porque acredito que eles não estão tão preocupados com ganhar dinheiro com o próprio Orkut e sim possíveis modos de creação de outros serviços para melhor rentabilizar a empresa. Afinal o Orkut é um poço de tendências, porque não investir onde teriam milhares de iéias de graça sem ter que pagar para um ciêntista.
Isso eu acredito que seja uma estratégia de mercado muito maior do que simples anúncios no lado direito da tela.

  Didgio

11:47 AM

Com certeza.
Como diria minha avó, enquanto alguns vão até o moinho com o trigo, o Google já pensa em como trazer a farinha.
Só sei que os caras sempre tiveram idéias paralelas e não tiveram medo de investir pesado em boas idéias.
Como você disse, talvez estejam apenas mantendo a fábrica de idéias a todo vapor.

  Jefferson

10:44 AM

Muito bem
Mas investigue melhor
Desde do ano passado os acionistas da Google, sim os acionistas Mao é e-mail ou algo do tipo, declaram que Orkut esta em fase de TESTE e quando ficar realmente pronto ele vai ser pago, sim pago mesmo.
Outro Assunto no caso do youtube a Google só aumento seu banco de dados pra quem não conhece o GoogleVideo e bom da outra pesquisada.
O “grande problema” é quem ninguém consegue ao certo definir os planos da Google, pois ela tem 2/3 de todas informação passa ou vinculada pela internet por não tem uma forma padrão de pensar a Microsoft fica sempre tanto descobri mas se da mal.
Outro aviso importante a Yahoo se não me engano no começo deste me se vendeu pra Google em partes ou seja o bando de busca do cadê vai se mesclado com o da Google.
Agora sobre a maneira de ganha dinheiro com o Orkut vejamos vender informação sabe do tipo ele pega uma comunidade de moda e vê que mais de 500 mil pessoas compraria um tennis azul(Ex claro),da ela leva essa informação digamos pra Nike, a Nike paga milhões por essa informação que só a Google podia traça.
Didgio esse seu post tem muito potencial mas faz melhor pesquisa sobre o que eu te falei e faz um levantamento você vai achar muitas coisas
Qualquer coisa pode manda um e-mail pra min Jefferson.rp.moraes@hotmail.com

  Didgio

11:38 AM

Concordo contigo.
E vou pesquisar mais informações.

Quanto a "faze de testes do orkut".

Simplesmente Duvido!

Orkut nunca vai ser pago, (assim como msn nunca vai ser pago). Não é a filosofia da Google cobrar por alguma coisa. O Brasil é um dos poucos países onde eles lideram com o sistema deles. Lá fora quem ganha é o myspace. Seria uma completa burrice. Eles sabem disse, é o povão que está lá.
Agora, você falou tudo quando disse que ele vendem uma espécie de "relatorio" para as empressas.

Esse sim é um grande lance!

  Jefferson

2:16 PM

Desculpe a minha o orkut aind avai fika free mas entao to esse link tomara que te ajude
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062008/24062008-8.shl

  Didgio

2:29 PM

Esqueçamos as desculpas, debater é sempre bom ^^.

Muito boa a matéria! Já coloquei um update no post.

Obrigado pela contribuição.

  Jefferson

7:48 AM

q isso qualquer coisa sobre assunto de ti eu gosto

Post"s Relacionados




Recomendamos