Por que dizemos "saúde" quando alguem espirra?


Bem, o blog está no seu post 660, bem próximo do 666, o número da besta. O que é bem interessante (a história mística do 666 ter se tornado o número da besta, não a besta em si), mas não tem nada haver com o real motivo deste post.
Por que quando espiramos alguém diz "saúde"?
A resposta é bem óbvia, "Para deseja saúde a pessoa", mas, porém (e também contudo), há muito mais cultura por traz dessa singela expressao do que parece.
Nos dias de hoje um simples suspiro não significa nada, uma gripe, um carpete impoeirado, alguém alérgico a gatos de frente com um gato, mas no tempos antigos a coisa não era bem assim, um espirro podia significar que a pessoa tinha sido infectada com alguma praga e o que restava era desejar saúde a ela.
Foi assim com a peste bubônica no século 6. Além do "saude", foi durante a praga que surgiu a frase "Que deus te abençoe", atribuída ao Papa Gregorio, o Grande.
Os alemães usam uma palavra equivalente "gesundheit" e os árabes tem suas próprias palavras para desejar o bem estar de alguem. A muito tempo atrás, entre os romanos, já havia esse costume, "que Júpiter cuide de você" diziam eles.
O engraçado é que os Russos tem palavras que são usadas quando crianças espiram, como "bud zdorov" - "seja saudável". Não é só você, eu também não conseguiria pronunciar isso.
Além disso tudo, nos tempos remotos, acreditava-se que que o espirro fazia a alma sair do corpo e dizer "saúde" evitaria que o demônio a dominasse. Outros, acreditavam erradamente que o coração parava durante o espirro. "Saúde", significaria "bem vindo a vida novamente".

O fato, é que o espirro durante a história do homem, sempre significou muito sobre a saúde de um homem e com o passar do tempo formou-se toda uma cultura em torno dele.

Está ai, N.H. atrás dos espirros.

PS: Vocês sabem a que velocidade acontece um espirro? É bem alta, mais de 160 km/h.

Fonte:
WSW

2 comentários:

  Eduardo - BLoG DO ABUTRE

9:20 AM

interessante....
daqui pra frente desejarei saúdes a todos, e com a consciencia do que isso significaa... hauahuauhauh
bom post...

abraços

  Didgio

11:20 AM

Obrigado.

É bom saber "por que" dos costumes, eu mesmo também não sabia antes de pesquisar.

Post"s Relacionados




Recomendamos