Amizade entre Venezuela e Russia. Algo nao me cheira bem.




A manchete no BBCBrasil de hoje:

A aliança entre a Venezuela e a Rússia, pela qual o país latino-americano tem aumentado seu arsenal bélico, suscita a "inveja" do Brasil, afirma uma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal francês Le Figaro.


Segue parte da notícia:

A Venezuela, que já comprou o equivalente a US$ 4 bilhões em armamentos russos, "quer adquirir helicópteros MI 28, aviões de vigilância, tanques, sistemas de defesa aéreos e submarinos atômicos", diz o jornal.

"Hugo Chávez chegou a propor à Rússia instalar uma base (militar) em seu território."

O jornal diz que, durante a visita, "o presidente Medvedev demonstrou seu apoio a Chávez sem ambigüidade".

"A Venezuela é o terceiro maior comprador da indústria de armamentos da Rússia, depois da China e da Índia, e o primeiro na América Latina."

"Para a Rússia, o reforço desta aliança é também um 'chega pra lá' em Washington. Uma resposta aos exercícios conjuntos das tropas americanas com o Exército da Geórgia, na semana passada, e às manobras diplomáticas da Casa Branca para instalar um escudo antimísseis na Tchecoslováquia (sic) e na Polônia."


"Mais que inquietação, a Venezuela suscita inveja nos vizinhos, e especialmente no Brasil. A reativação, pelo Pentágono, da Quarta Frota, um corpo da Marinha americana encarregada de patrulhar as águas da América do Sul e do Caribe, provoca irritação crescente no seio da potência regional", argumenta o jornal.

Na visão do diário francês, é justamente a "preocupação em proteger os recursos naturais" que está na raiz do aumento da compra de armamentos na América Latina.

"Os brasileiros sublinham que esta decisão foi tomada pouco depois do anúncio da descoberta de reservas de petróleo com potencial de conter 90 bilhões de barris, que chacoalhou a geopolítica da região."

(BBC Brasil)

Tudo bem, agora vamos analisar mais a fundo. Todos tem orgulho próprio. Se a Venezuela está de namorico com a Russia, deve existir algum motivo. Mais que isso, se ela quer uma BASE DELES no pais, esse motivo deve ser maior ainda. De qualquer forma, ela quer se fortalecer.
Enquanto isso, O pentágono anda patrulhando as águas Sul Americanas, o que inclui lugares bem próximos as nossas aguas - não sei por que eles colocam palavras que fazem parecer um lugar distante-. Sem falar a clara menção clara aos recursos naturais no final do artigo.
Resumindo, algo não me cheira bem. Cercam o Brasil, como urubus cercam a carniça. E vocês sabem que não precisa de muito para que inventem uma história absurda para fazer valer alguma espécie de invasão. Tudo bem, não somos uma Cuba. Porem, não estamos falando de ações a curto prazo. È um pequeno investimento aqui, outro ali, e quando vemos, já foi.

Mas não se preocupem, nós ainda temos os nossos dois super portas aviões usados.

Não sou a favor da guerra. Mas sou contra qualquer mente insana na vizinhança. No fundo, a Russia e o EUA ainda vivem em plena guerra fria. Pois bem, que continue fria!

7 comentários:

  Dread

10:47 AM

Uma coisa é obivia e todo mundo sabe:
O Brasil é o pais que tem o maior lençol freatico do mundo [é assim que escreve né?] Pois bem, a agua esta acabando, e aonde eles vão pegar?
Brasil né? Então, ou eles [governo brasileiro] largam mão de ser otários e investem em segurança, a nivel de guerra, ou em 1 mês, estaremos todos fodidos.

  Didgio

5:20 PM

Temos agua, temos ar, temos petróleo.

Olhos gordos aparecem.

É isso mesmo dread!.

  Leaf

6:44 PM

Tá cheirando nada bem isso...

  Anônimo

3:00 PM

Esse movimento da Venezuela não tem nada a ver com o Brasil... tem a ver com a Colômbia que há anos abriga, treina e compra armamentos americanos... como os americanos não vendem nada pra Venezuela é claro que ela irá comprar de outros, nesse caso Rússia.

  Didgio

9:57 AM

Informação interessante.

De qualquer forma, se a venezuela e a Colômbia tiverem problemas. Nós também teremos.

Continua não cheirando bem.

  Guilherme

12:44 PM

Simples a venezuela ta de mal com os EUA, a Russia ta puta da vida pq os EUA ganharam a guerra fria, não ve a hora de mandar os EUA pro raio q os parta, mas sozinha não consegue nem respirar direito. Ve um pais q quer ser comunista na ameica do sul, perto de um pais cheio de riquezas e q o mundo inteiro ta de olho (Brasil), resolve apoiar a Venezuela. Pq resolve? Os EUA tão fechando o serco no brasil, e se eles tomarem o Brasil se fortalesem ainda mais. Com a venezuela por perto tem um maior controle sobre a região e assim conseguem manter os EUA mais longe de seu interese.

mas algonão se encaixa, os EUA não são ignorantes o suficiente pra atacarem um pais, geralmente outros paises atacam por eles (Y)

pq quem destroi um pais tem q pegaar a reconstrução, e seria muuita grana pro Brasil, então, eles se aliariam ao Brasil, mas esperem, eles não se aliou, ao contrario fecha cerco ;O

então de duas uma: Ou a Russia e os EUA querem demolir o BRasil e depois dividi-lo (duvido).. ou estão afim de deixar o brasil pra tras e cada um tenta dominar de seu lado, ou ainda uma terceira, obrasil negou parceria de um dos dois ou ambas ;O

mas o lula se da bem com o venezoelano tirano (q eu apioi mas nem vem ao caso)


...enquanto isso a china cresce espoenciamente em tudo no outro lado do mundo...

  Anônimo

12:41 AM

é... o bicho tá pegando, o brasil vem ostentando crescimento, vem fazendo muita propaganda de seus recursos porém não investil nada em defesa. sabemos que os américanos não reconhecem os limites do nosso território marítimo, a chamada amazonia azul. e agora depoís de importantes descobertas na camada pré-sal eles recriam a quarta esquadra e manda prá cá... tá na hora de colocar uma base russa aqui tb!

Post"s Relacionados




Recomendamos