E polemica em torno do LHC continua.



Parece que ainda não se decidiram. O grande Grande Colisor de Hádrons será revolucionário ou trará o fim do mundo?
Essa semana alguns físico entraram com um processo na justiça tentando vetar o uso do aparelho que está quase pronto. O motivo? A criação de possíveis e posteriormente incontroláveis buracos negros que literalmente sugariam a Terra.

Dois físicos entraram com uma ação no Havaí em uma tentativa de parar o LHC em razão de suas preocupações sobre a segurança dos buracos negros. O estudo de Giddings e seu colega agora está sendo citado pelo CERN como uma evidência da segurança do LHC.(I.T.)


Giddings, um astro físico de respeito, diz que é pura besteira, já conseguiram provar que até as mais bizarras hipóteses não são verdades. Em um artigo científico, com a co-autoria de Michelangelo Mangano, do CERN, onde está sendo construido o LHC, ele argumenta a respeito:

Se eventualmente chegarem a surgir, esses buracos negros iriam durar por "cerca de um nano-nano-nanossegundo," diz Gidding, acrescentando que eles não deverão produzir qualquer efeito ou conseqüência. Entretanto, o artigo analisa se haveria qualquer efeito em larga escala na situação extremamente hipotética na qual esses buracos negros não evaporem.

O estudo de Giddings e Mangano conclui que esses buracos negros microscópicos não seriam perigosos. De fato, acrescentam eles, a natureza está continuamente criando colisões como as que acontecerão no interior do LHC, quando os raios cósmicos de altíssima energia colidem com a atmosfera da Terra, com o Sol e com outros objetos como as anãs brancas e as estrelas de nêutrons.


De qualquer forma, a menção a hipótese de uma monstruosa mancha negra crescente não me deixa muito confortal.

2 comentários:

  Eu Próprio

8:52 PM

Eu não percebo nada do assunto mas só a ideia de tudo desaparecer por causa de meia duzia de cientistas.... mete MUITO MEDO!

  Anônimo

4:40 AM

Amigos do blog, gostei muito desta materia e gostaria de indicar outra que li muito interessante sobre esse tema, se quiserem ver ta ai: http://umbyte.com/2008/09/o-que-eu-tenho-a-dizer-sobre-a-polemica-em-torno-do-lhc/

flow.
Renato.

Post"s Relacionados




Recomendamos