Grafeno, o material mais forte que existe.


Depois de experiências e de vários testes, os cientistas conseguiram afirmar que o Grafeno é o material mais forte que existe.

Pesquisadores da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, confirmaram que o grafeno - uma folha de carbono com apenas um átomo de espessura - é o material mais forte que o homem já conseguiu medir.

"Nossa pesquisa coloca o grafeno como o material mais forte já medido, cerca de 200 vezes mais forte do que o aço estrutural," diz o pesquisador James Hone. "Seria necessário um elefante, equilibrado sobre a ponta de um lápis, para quebrar uma folha de grafeno [...]"

grafeno consiste em uma estrutura hexagonal de átomos de carbono, similar à dos favos de mel de uma colméia, mas com apenas um átomo de espessura. Como um material bidimensional, todos os seus átomos estão expostos na superfície. Quando uma folha de grafeno é enrolada, nascem os nanotubos de carbono. Mas desde 2006 já se sabia que o grafeno tinha propriedades ainda mais interessantes do que os nanotubos.
(I.T.)


Foi difícil efetuar testes de ruptura com o Grafeno. O pesquisadores não conseguiam amostras puras do material para o teste. Acabaram resolvendo o problema diminuindo o tamanho das amostras.

"Nossa equipe contornou a questão do tamanho criando amostras pequenas o suficiente para serem livres de defeitos," diz o professor Jeffrey Kysar. Eles "cataram" suas folhas de grafeno em amostras microscópicas de grafite, colocando-as sobre furos circulares feitos em uma base de silício. O grafeno adere ao silício devido à atração entre seus átomos. O resultado é um furo microscópico tapado por uma membrana pura de grafeno.


Com uma ponta microscópica de diamante, eles forçaram a membrana de Grafeno e puderam obter os resultados. Foram feitos 67 testes com 23 amostras.
Hoje ainda não há tecnologia para produzir grandes quantidades do material livre de feitos. Nem para fazer um bola de gude do material.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos