Lively - O google lança seu próprio mundo virtual.



No dia 8 de julho, o Google lançou em faze beta (o que ele adora fazer) seu novo experimento, o Lively. Está no Google Labs (local onde os projetos ficam antes de sair a público).
Idealizado pela Gerente de Engenharia do Google, Niniane Wang, é um pequeno mundo virtual, na verdade uma sala, um pequeno ambiente totalmente configurável. Uma mistura de The Simes com Seconde life (que deus o tenha).
Eu fiz o teste. Essa é a sala do N.H. Talvez eu esteja por lá se visitarem.
O ambiente roda no navegador, você não precisa baixar nada, o que é um grande avanço. Já temos tecnologia suficiente para esse tipo de coisa, podemos ir ainda mais além. Faltam apenas iniciativas. Contudo - sempre tem um porem -, você precisa baixar e instalar um pequeno plugin aqui. Mas é indolor, não se preocupe. Você usa a sua conta Google para entrar.

Você cria avatares, insere e move objetos, cria hiperlinks. Sua sala pode ser um quarto, uma danceteria, uma cozinha ou uma bela ilha tropical. Você fala (texto), senta, se move e passei pelo ambiente. Por enquanto não existem muitos itens e roupas, mas é questão de tempo para que novas opções apareçam e o próprio Google libere alguma espécie de editor, é a ordem natural das coisas.

Vai um video abaixo:


Sinceramente, não sei se a coisa vai pegar. Não há nenhuma grande utilidade, é como uma brincadeira que perde a graça logo. Mas torço para estar enganado, notei muito capricho e empenho na construção do ambiente.
O problema é que a palavra "mundo virtual" está ficando um pouco forçada. Falta alguma idéia mais natural e intuitiva para coisa. A praticidade é algo essencial na internet. Construa! Construa! Eles pensam .Customização! Um mundo gigante! Algumas vezes as pessoas só querem entrar rapidinho (opa!) e conversar, sem precisar lutar contra menus.

Ainda estou esperando surgir algo diferente pra dizer "Eureka!".

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos