Aerogel, a fumaça sólida


Esse material não é novo, foi inventado por Steven Kistler em 1931, mas só agora alguns corajosos começaram a usa-lo.
O Aerogel é um material sólido mesoporoso, o sólido menos denso que existe. Ele é derivado de um gel, ele ganha vida quando se troca a parte líquida do gel por gás. O primeiro Aerogel foi derivado de gel de silício, mas hoje pode ser feito de vários materiais.

Definição Técnica


Aerogéis são uma classe de materiais sólidos mesoporosos posuindo mais de 50% do volume poroso. Os aerogéis são, normalmente, compostos de 90% a 99.8% de ar, com densidades de 1,1 mg/cm3 até em torno de 150 mg/cm3. Na escala nanométrica, um aerogel estruturalmente lembra uma esponja e é composto de uma rede de nanopartículas interligadas. O termo aerogel não se refere a uma substância particular, mas sim à geometria como é composto, portanto muitas substâncias podem formar aerogéis. Em fato, aerogéis podem ser compostos de uma grande variedade de materiais, incluindo dióxido de silício (SiO2), óxido de alumínio (Al2O3), óxidos de metais de transição e lantanídeos, metais calcogenídeos, polímeros orgânicos e inorgânicos, e carbono. Mesmo assim, o termo aerogel é normalmente usado para se referir específicamente ao gel de silício. (Wikipedia)


Uma das características mais peculiares do material é seu grande poder como isolante térmico e elétrico. Além de ser o material sólido mais leve que existe, que não deixa de ser resistente. Um pequeno bloco de aerogel de 2,38 gramas sustenta um tijolo de 2,5 kg.


(Wikipedia)

Conforme a técnologia evolui, vamos entendendo aos pouco como a coisa toda funciona. Mas ele ainda continua sendo impressionante.

Segue um vídeo



E esse foi o Aerogel, palmas para ele!

2 comentários:

  Anônimo

1:48 PM

Muito interessante!
Mas ficou uma dúvida, qual a resiliencia desse material? já é comercializado? onde encontro ?
existe algum estudo desse material para aplicação em tratamento acustico? como, coeficiente de absorção, resiliencia, ou algo parecido?

  Didgio

4:34 PM

Eu achei um link comentando que a Petrobras vai usar (ou já usou) o material para isolar alguns oleodutos...

Post"s Relacionados




Recomendamos