Bocejo também contagia cães.


Um estudo realizado por uma equipe do Birkbeck College, da Universidade de Londres, revelou que cães podem ser contagiados pelos dos donos e são capazes de bocejar por empatia.
Até hoje não se sabe ao certo quais os fatores que causam o efeito em cadeia do bocejo. Se uma pessoa boceja em uma roda de amigos, certamente vários deles repetiram o ato.
O engraçado, é que agora descobriu-se que os cães também são capazes de repetir o ato.

A equipe de pesquisadores realizou testes com 29 cães, animais conhecidos por sua habilidade em reconhecer comportamentos sociais humanos, e relatou as conclusões na revista científica Biology Letters.

Foram criadas duas situações, cada uma com cinco minutos de duração. No experimento, uma pessoa estranha ao cão sentava em frente ao animal e o chamava pelo nome. Só após um primeiro contato visual o estranho bocejava.

Na segunda situação, repetia-se o mesmo procedimento, mas desta vez o estranho apenas abria e fechava a boca, sem bocejar. De acordo com Senju, esta foi uma preocupação para se certificar de que o cão não estava apenas respondendo a abrir e fechar da boca.

Empatia

Segundo os resultados da pesquisa, 21 dos 29 cães observados bocejou logo após o estranho – em média 1,9 vez. Em contraste, nenhum cão bocejou quando o estranho não o fez. (BBC)


A o principal motivo para isso ocorrer, segundo os pesquisadores, é a empatia que os caes tem pelo ser humano. Eu tenho três caes na casa dos meus pais, já vi eles bocejarem seguidamente, mas nunca tinha parado para pensar no assunto.

É realmente curioso.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos