Não importa, ninguem muda.

Até que me provem o contrário, acredito que as pessoas nunca mudem - a não ser que passem por um trauma, se convertam a outra religião ou sejam abduzidos por alguns aliens, mas isso não vem ao caso.
A pessoas se descobrem o tempo todo, aprende constantemente, mas, ainda assim, essencialmente nunca mudam. Enxergam o poder que tem, ou não tem, crescem, amadurecem ou meio que enlouquecem. Lá no fundo, são as mesmas.
Os ciêntistas dizem que na pré-adolescência, até por volta de uns 10 anos, não lembro ao certo, pode ser mais ou menos, as crianças dão forma ao seu caracter, criam seu valores - Por isso essa fase merece atenção -. Depois disso, esqueça, são o que são.
É aquela coisa, não quer dizer que alguem que faça algo ruim seja essencialmente ruim, apenas foi condicionado para aquilo. O mesmo serve para as coisas boas. Não é por que a pessoa se arrependeu, pediu desculpas uma vez, que nunca mais vai voltar a "errar". Só depende de quem essencialmente o indivíduo é. É a unica prova segura. A questão difícil e a que vem a seguir: Quem você é essencialmente? Como são as pessoas que você conhece?
Prestando um pouco de atenção você vê que é a pura verdade. Por isso não se culpe se fez algo errado. Não quer dizer que você seja assim. E não confie demais em que já não foi muito honesto, várias vezes.
E quando as pessoas não estão em paz consigo mesmas, talvez não estejam sendo quem realmente são. Se prejudicando, prejudicando os outros. Quem não conhece aquele colega de trabalho que não suporta o que faz?
E não é nem o fato das pessoas não quererem mudar, muitas vezes não podem. Não sabem viver de outro jeito. É como começar do zero de novo.
A seguinte situação é engraçada: Uma pessoa que você conhece a fundo, de repente faz algo estranho, algo que nunca tinha feito, que não parece do feitio dela.
A situação em si não é anormal, a resposta é que é difícil: Ela sempre foi assim, ou criou a situação por culpa de algum condicionamento externo?
Talvez você nunca descubra, talvez ela nunca diga. Afinal, ninguém diz a verdade pra todo mundo. E é mais fácil manter a mentira do que confessar - pelo menos alguns acham.
Eu particularmente não consigo. E meio que tornou um dos meus objetivos obscuros estudar alguns comportamentos humanos. A consciencia de quem somos certamente é o primeiro passo para mudar algo no mundo. Saber evitar situações críticas e condicionadas. O ser humano é influenciavel, o ser humano age sobre pressão, e normalmente isso nunca acaba bem.
Talvez alguns me xinguem por isso, mas a filosofia como é ministrada hoje é muito primitiva, ou melhor, devia ser apenas um pre-requisito para algo mais profundo. Ensinar todos a se entenderem, a viver em paz no mundo. A ver quais são suas necessidades, suas qualidades, seus defeitos, e quando eles acontecem. A que area estamos mais pré-dispostos a evoluir? Em quais situações podemos errar?

Mas sabem porque isso provavelmente nunca vai acontecer? O poder sairia das mãos dos que detem o conhecimento. O capitalismo faliria. Afinal, oferecem o que queremos, compramos o que não precisamos, compreendem? Uma grande massa crítica não é de interesse de quem quer enganar.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos