Dee Dee - Motoristas alcoolizados terão que enfrentar o video-game.


(Dee-Dee - BBC)

Chega de bafômetro, a polícia italiana agora testa um novo método para avaliar o nível de embriagues dos motoristas, um video-game:

A polícia italiana está usando um videogame para verificar se motoristas estão drogados e alcoolizados.

O aparelho está sendo testado em algumas cidades italianas e chega para substituir o velho bafômetro usado em blitzes normais no país.

O videogame DeeDee, desenvolvido por cientistas italianos, é composto de um joystick e de uma tela de computador.

As imagens criadas por um programa especial simulam situações de trânsito. A alavanca única reúne os controles de aceleração e frenagem de um carro virtual pilotado pelo motorista.

O DeeDee é o resultado de 15 anos de pesquisa neurológica e cibernética da equipe do engenheiro Alberto Rovetta, professor do laboratório de robótica do departamento de engenharia mecânica do Politécnico de Milão.

O método é bem mais prático e barato do que os bafômetros - além de ser menos agressivo psicologicamente - e poderá, após ser comercializado, ser disponibilizado em bares, restaurantes e para uso privado.

85% de acerto

A operação completa para identificar um motorista alcoolizado ou drogado dura cerca de um minuto. Um carro vermelho, uma rua cinza, um muro e um sinal de trânsito aparecem na tela.

O motorista, em pé no acostamento da estrada ou na calçada, deve seguir as instruções do semáforo virtual, movimentar o carro e pará-lo antes de bater na parede. Parece fácil, mas para quem bebeu além da conta ou se drogou a manobra elementar se torna quase uma missão impossível.

"O aparelho é capaz de medir a reação nervosa da pessoa. O nível desta reação recomenda ou não um exame clínico para constatar as causas. O índice de acerto é em torno de 85% se comparado com o método tradicional, mas queremos chegar aos 90%. Mais do que isso, eu acho que é difícil, pois é impossível adivinhar a natureza humana", diz o professor Alberto Rovetta à BBC Brasil.

O tempo de reação, a velocidade dos dedos, a destreza dos movimentos e o tremor das pontas dos dedos são analisados por quatro nano-sensores localizados dentro do joystick.(G1)


Está no G1, algumas centenas de motoristas já foram usados de cobaia e se "divertiram" jogando o game depois da balada. Literalmente, se você perder, é gameover.
Eu acho uma tática interessante. Nada mais justo que testar a capacidade de quem está ao volante. Seja com um jogo, ou com piruetas sobre uma faixa amarela.

Novas idéias são sempre bem vindas.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos