Nasa anuncia raio-trator gravitacional.


Diretamente do mundo da ficção ciêntifica, a NASA anuncia a real possibilidade de um raio-trator gravitacional.

Um asteróide está rumo a terra. O fim está próximo, as pessoas estão assustada, os governantes não sabem como controlar a grande massa, as ações despencam, os adolescentes saem em uma caçada desenfreada por que não querem morrer virgens, o mundo está próximo do fim! O que fazemos? Bombas atômicas através da atmosfera? Missão tripulada estilo "armageddon"? Não! Uma nave-raio-trator gravitacional!


Depois de inúmeras simulações em computador, os cientistas concluíram que uma nave de apenas 1 tonelada é capaz de desviar um asteróide de 140 metros de diâmetro que esteja em rota de colisão com a Terra, mesmo que ele esteja girando em alta velocidade.

A nave exercerá uma suave força gravitacional - o chamado raio-trator gravitacional - sobre o asteróide, o suficiente para alterar sua velocidade em 0,22 micrômetros por segundo a cada dia. Isto é o suficiente para retirar o asteróide da região conhecida como cone de impacto, que o traria de encontro à Terra.


É aquela história, "0,22 micrômetros por segundo a cada dia" não é muito, mas muitos pedaços disso fazem a coisa realmente acontecer.
O engraçado é plano alternativo da NASA:

Os cientistas afirmaram também que uma abordagem híbrida poderá ser mais eficiente em casos de asteróides maiores.

Uma primeira sonda se chocaria diretamente com o asteróide. Isto o induziria a uma mudança de rota, mas de forma totalmente descontrolada. Há o risco de que ele se centralize ainda mais no rumo da Terra, mas os pesquisadores acreditam que as probabilidades contam a nosso favor, sendo muito mais provável que ele se desvie.

A segunda espaçonave, com seu efeito de raio-trator gravitacional, se colocaria então a apenas 150 metros do asteróide, fazendo a correção de curso final de forma controlada.


Ok, vamos lançar a nave e rezar, ou ela desvia, ou a gente está pior do que antes! Não seria melhor tentar todas as possibilidades saudáveis antes e por fim, como ultima escolha, atirar algum bloco sólido de metal qualquer contra o gigante no espaço? Não que eu queira discutir com a NASA, mas ...

Quando eu digo que os tempos da StarTrek estão cada vez mais próximos ninguém acredita.

Raio-trator, por que diabos "raio-trator"? Algo, como eu posso dizer, "ciêntíficio", misturado com o outro algo "mecânico". O próximo vai ser "ondas caçamba"?

Ok, eu sou chato =D.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos