O Cosmódromo de Baikonur - Fotos históricas.

Aqui está uma coleção incríveis de fotos, logo abaixo uma pouco da história.


Já ouviu falar no Cosmódromo de Baikonur?

O Cosmódromo de Baikonur (Em russo: Космодром Байконур, Kosmodrom Baykonur) na cidade de Baikonur, no Cazaquistão, é uma das bases de lançamento de foguetes mais antiga do mundo, está em operação desde a década de 1950, sendo a princípio uma base de lançamento de mísseis de longo alcance, entretanto com o florecer da guerra fria tornou-se uma base tecnológica dirigida por interesses da União Soviética para a conquista do espaço.

Foi do Cosmódromo de Baikonur que foram lançadas diversas missões espaciais importantes e históricas, como o primeiro satélite artificial, o Sputnik, e o vôo orbital de Yuri Gagarin, assim como as missões Soyuz.

Com a dissolução da União Soviética, o Cosmódromo de Baikonur, localizado no Cazaquistão, continuou sendo usado pela Rússia mediante um "empréstimo" da base por 115 milhões de dólares anuais. É também o centro de lançamento de veículos responsáveis pelas operações relativas à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), e usado por astronautas do mundo todo, inclusive os recentes "turistas espaciais".

Apesar do cosmódromo ter sido conhecido no Ocidente e utilizado como plataforma de lançamento de missões espaciais, a intenção inicial utilizar o local para testes de mísseis balísticos de combustível líquido.


Foi lá que o tenente-coronel Marcos Pontes foi lançado ao espaço no dia 28 de março de 2006, sendo assim o primeiro brasileiro a ir para o espaço.
Você pode se perguntar, mas por que no cazaquistão? É por causa da região geográfica do pais, um ponto ideal para o lançamento. Lembram da aula de geografia e dos eixos imaginários que cortam a terra? Pois é, culpa deles.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos