Usar o teclado não é seguro segundo estudo.


Dois estudantes, Martin Vuagnoux e Sylvain Pasini, cursando seus doutorados no Laboratório de Segurança e Criptografia da Escola Suíça Politécnica de Lausanne, realizaram um estudo no mínimo revelador.
Baseados na teoria de que "as teclas do teclado, ao serem apertas, geram radições eletromagnéticas", eles conduziram uma série de estudos e chegaram a quatro métodos para captar as informações:

Os pesquisadores usaram uma antena de rádio para "descobrir parcialmente ou completamente" o que havia sido digitado ao identificar a radiação eletromagnética emitida quando as teclas eram apertadas.

Analisando vários tipos de teclado, os pesquisadores desenvolveram quatro maneiras pelas quais esses sinais podem ser captados.

Os resultados levaram os analistas a concluir que teclados "não são seguros para transmitir informações confidenciais".

Eles testaram 11 modelos diferentes de teclados conectados a um computador por portas USB ou PS/2 ou acoplados a um laptop.

Risco

Cada um dos teclados se mostrou vulnerável a pelo menos um dos quatro tipos de "ataque" testados pelos pesquisadores.

Um deles foi eficaz o suficiente para captar os sinais eletromagnéticos emitidos pelas teclas digitadas a uma distância de 20 metros. BBC


Isso me faz pensar em várias coisas. A primeira delas, a quanto tempo isso já não era de conhecimento de um número restrito de pessoas? Certamente alguem inteligente já havia notado isso. A matéria da BBC fala em hackers - ela quis dizer crackers -, mas acho que há muito mais gente interessada nesse tipo de poder.
E a outra coisa, como somos vulneráveis. Nem digitar no teclado será seguro em um futuro próximo, ou seja, esqueça a idéia de "comando de voz". O pivete do seu vizinho vai ouvir tudo!
E os cliques do mouse? Entram nessa história também? Por que pensem simples. Você clica e imite radiação, mexe o mouse e clica de novo, mais radiação. Teoricamente é fácil descobrir o movimento feito.

Chega antes que eu fique paranóico!

3 comentários:

  Anônimo

12:36 PM

Cuidado com os erros de português.

É "mexe".

  zardblend

7:25 PM

Sobre o teclado, não é nem preciso emitir ondas eletromagnéticas...

Qualquer Home PC pode ser infectado com Keyloggers, tendo em vista que a maioria das pessoas não utilizam o antivirus da maneira mais adequada.

Quanto ao mouse, não é preciso ficar tão paranóico... mesmo que pudessem detectar os movimentos do mouse, gerando um teclado virtual (aquele que a gente clica no browser) com posições randômicas, dificilmente se saberia o que digitamos (a não ser que haja um trojan que tire screenshots no momento do clique).

A maior segurança é como usamos a segurança ao nosso favor... pelo menos 90% das falhas de segurança é culpa do usuário ao utilizar o sistema que deixa brechas gravíssimas e comuns.

  SEM NOME POR ENQUANTO

1:05 PM

Eu concordo com nosso colega zardblend, existem keyloggers (invisible keylog) q podem identificar tudo que eh digitado e mais fazem screemshots da sua tela a cada segundo se vc configurá-lo...entaum temos que ficar paranóicos sim ....hahahaha

Post"s Relacionados




Recomendamos