Os japoneses querem roubar nossos pensamentos.


Pesquisadores japoneses conseguiram com sucesso processar e visualizar imagens simples diretamente do cérebro humano com a ajuda de um software, no que poderá ser o primeiro passo para se fazer um registro visual de sonhos.


Sai na BBC essa semana. Cientistas da ATR Computational Neuroscience Laboratories, uma empresa japonesa, conseguiram com sucesso recuperar imagens da cabeça de uma pessoa. Inclusive se ela estiver dormindo.
Funciona, desde que o pensamento ou sonho envolva projeções de formas físicas, como objetos ou letras.
Ele emularam o comportamento natural do cérebro humano. Quando uma imagem é visualizada, a retina transforma toda a informações em sinais elétricos e estes são enviado ao cortex visual do cérebro. Lá, ela é reorganizada tem-se a imagem.


A grosso modo, o que a equipe de pesquisadores fez foi estudar minuciosamente esse processo para então poder captar esses sinais e transformá-los em imagem em uma tela de computador.

Com o software criado pelos cientistas, eles conseguiram processar imagens vistas por pessoas ligadas a aparelhos de ressonância magnética.

Durante o processo de pesquisa, os cientistas estudaram diferentes comportamentos de cérebros diante de 400 imagens diversas.

Depois, foram mostradas a voluntários as seis letras da palavra "neuron".

O software processava as imagens captadas por aparelhos de ressonância magnética durante o processo de leitura do cérebro. Os cientistas conseguiram reconstruir a palavra em uma tela neste processo. (BBC)


Com o aperfeiçoamento, há utilidades inemagináveis para a tecnologia. Desde ajudar pessoas com problemas físicos, por exemplo, até interrogatórios em salas escuras da CIA.
Pensam até em materialisar sonhos. Isso sim pode ser realmente útil, sabem, seria bem interessante sonhar com a Fernanda Sousa.

1 comentários:

  luciano

7:48 PM

muitíssimo bom

Post"s Relacionados




Recomendamos