Mars 500 - Mais um experimento para a viagem a Marte.


Não é de hoje que boatos de experimentos rondam a internet. Muito conversa fiada e pouco verdade muitas vezes. Uma das histórias mais concretas falava de algumas bases no meio do deserto que abrigavam voluntários. Os "cobais" ficavam lá e se imaginavam em Marte, areia e terra pra tudo quanto é lado sem nenhum sinal de vida.
Mas, verdade ou não, agora é real.
Depois de uma longa seleção, seis pessoas vão ser trancafiadas por três meses em conteiners de metal para testar a resistência humana a longos períodos de confinamento. O experimento se chama Mars 500.


Uma das preocupações das futuras missões é se certificar que os astronautas conseguem suportar longos períodos de confinamento já que, com a tecnologia de hoje, uma viagem para Marte, ida e volta, levaria cerca de 2 anos.

Cerca de seis mil voluntários de 40 países tentaram uma das seis vagas do experimento Mars 500, que paga cerca de US$ 6,5 mil (cerca de R$ 14.750) por mês a cada um.

Mas, apesar da boa remuneração, de acordo com Sergei Ryazansky, o comandante do experimento, estes três meses "não vão ser divertidos".(BBC)


O dinheiro até que é bom, mais pode não valer muito a pena. Os participantes terão sensores eletrônicos colados ao corpo durante o tempo todo e ficaram isolados do mundo externo. Isso sem falar naquela papa horrível que deve ser a comida espacial. E não vai ser moleza, eles vão ter que trabalhar 10 hora por dia fazendo experimentos e mantendo toda estação fictícia funcionando.

Os voluntários podem deixar o experimento a qualquer momento que desejem, mas vão ser desestimulados a fazê-lo, já que uma desistência pode pôr em risco o projeto.


Essa é a primeira parte do projeto, se tudo der certo, em uma etapa seguinte novos participantes ficarão trancados por 520 dias. - The Mars 500.

Confesso que estou curioso para saber se essa viagem a Marte sai ou não sai. De qualquer forma vai demorar bastante ainda.

0 comentários:

Post"s Relacionados




Recomendamos