O caso da TIM

Desrespeito, indignação, como é ruim ter um sentimento desses cravados no peito. Por esses e outros motivos, - a teoria do efeito borboleta podia ser um deles - é que passo adiante o texto a seguir. Vem do Blog Hedonismos e conta a história que aconteceu com a amiga do blogueiro. Ao terminar de ler todos vão entender como ela se sentio.

Leiam, parece grande, mais vale a pena!


Eu mudei meu plano de 120 minutos para um plano de 40 minutos em janeiro, de forma a me organizar com minhas contas pois suspeitava que a TIM estava cobrando minutos acima do meu gasto real. Como a desculpa que me davam para os valores altíssimos de minha conta eram cobranças retroativas, me senti acuada em provar que não tinha um gasto daquele tamanho, então mudei meu plano.

Quando minha empresa me transferiu em janeiro para passar 1 mês em Salvador solicitei a uma atendente que habilitasse um pacote para efetuar ligações em roaming e ela, insistindo que não havia um pacote promocional para efetuar chamadas fora do estado, me vendeu um pacote para recebimento de chamadas em roaming: não haveria cobrança de roaming nem AD por chamada em 100 minutos de ligação, durante 30 dias. Com esse pacote habilitado e protocolo devidamente anotado, avisei todos os meus conhecidos de que não efetuaria ligações, e que em caso de emergência enviaria uma mensagem sms para que me ligassem no celular.

Minha primeira conta, com apenas 1 semana de deslocamento interestadual, já veio absurda. Constatei que não haviam habilitado o plano de recebimento de chamadas que havia feito, mas sim um plano de efetuar chamadas em roaming (aquele que eu havia pedido e a atendente me informou não existir). Sendo assim, solicitei revisão de conta referente aos 40 minutos de roaming e chamadas recebidas em minha primeira semana fora do estado.

A fatura subsequente continuava cobrando o pacote que não havia sido habilitado e cobrando todas as ligações recebidas em Salvador. Liguei novamente e expliquei o caso, e a atendente terminou a conversa dizendo que habilitaria o plano correto. Ora, eu já estava em São Paulo e não queria plano nenhum, queria uma revisão de conta com o plano correto. Ela me pediu 5 dias para avaliação e a TIM daria um retorno. O retorno foi rápido, constataram o problema e fariam o cancelamento do pacote que não pedi, mas não revisaram minha conta. Pedi a outro atendente a revisão, novamente pediram 5 dias e deixaram um recado em meu escritório dizendo que o problema havia sido solucionado. Fiquei feliz, liguei para confirmar e a atendente, trocando em miúdos, me disse que foi constatado o erro mas que a TIM não julgava a conta incorreta. Falei que era a 6a vez que ligava para tentar resolver o problema e que não era possível constatarem o problema e não revisarem a conta: isso não era resolvê-lo. A ligação caiu misteriosamente...

Hoje estive na rua boa parte do dia, correndo como louca para retornar à São Paulo com meus deveres cumpridos. De volta ao escritório havia duas ligações perdidas de um número estranho em meu celular, que obviamente não retornei por estar fora de minha área. Tinha um compromisso no fim do dia com meu chefe, e chegando ao hotel fui descansar esperando sua ligação para encontrá-lo. Quando acordei, horas depois, verifiquei várias mensagens em meu celular. Tentei retorná-las, mas voltavam com mensagem de erro. Então fui tentar efetuar ligações e minha primeira tentativa foi redirecionada para a TIM. E agora, meus caros, é que segue a grande pérola do dia, para a qual vou até mudar de parágrafo.

A atendente Alana pediu milhões de confirmações, inclusive sobre a data de vencimento da fatura. Informei que as faturas vencem no dia 15 de cada mês. Em seguida informou que foi verificado que meu uso de minutos está muito acima do pacote contratado. Para que vocês que me lêem tenham uma idéia, no 1o mês de plano de 40 minutos tive uma conta de R$180,00, e no último mês (cuja fatura vence no próximo domingo dia 15) a minha conta, pelos erros de ativação de pacotes da TIM, veio com o valor de R$350,00. Na mesma hora pensei nossa, lá vêm eles me oferecer um pacote maior.... Mas não. Me informaram que minha conta estava sendo bloqueada para efetuar E RECEBER chamadas, a menos que eu efetuasse o pagamento ADIANTADO da fatura com vencimento no próximo domingo. Assustadíssima, perguntei novamente o motivo do bloqueio pois não devo nem 1 centavo à TIM e minha próxima fatura não venceu, e tive a reconfirmação de que minha conta estava sendo bloqueada se eu não pagasse antecipadamente a fatura que vence daqui a 3 dias. Falei que achava um absurdo fazerem aquilo sem nem mesmo um aviso prévio, e ela me informou que houve tentativa de contato hoje pela manhã. Informei que estava em outro estado e não tinha como efetuar o pagamento, ela me retrucou que se eu efetuasse no dia do vencimento teria o número bloqueado até lá e a reativação só ocorreria 3 dias após a constatação do pagamento. Falei novamente sobre minha indignação diante de tal absurdo, ela perguntou apenas se eu tinha mais alguma dúvida. Então disse que faria o pagamento de minha fatura na data do vencimento e que após a reativação do meu celular na próxima quinta-feira eu teria o prazer de dar o primeiro telefonema para cancelar meu contrato com a TIM, e em seguida levaria o caso para o PROCON. Ela respondeu que a TIM agradecia o contato, e me desejou boa noite, e tu tu tu tu...

Ainda estou indignada. Estou numa cidade distante, meu único meio de comunicação é o celular. Não devo absolutamente nada à operadora, desligaram minha linha sem aviso prévio e ainda ouvi que deveria efetuar o pagamento antes da data do vencimento da fatura num tom ameaçador pelo justo motivo de que usei demais o celular. Isso é uma piada?

Tenho infinitas reclamações sobre o atendimento da TIM, sobre problemas de cobrança da operadora. Mas hoje não estou aqui simplesmente por estar chateada pelo mau atendimento. Nem por ter feito 6 ligações de uma hora cada nos últimos 15 dias para tentar resolver meu singelo problema do erro de ativação do pacote. Estou aqui por estar indignada, me sentindo desrespeitada como consumidora de uma maneira que jamais imaginei ser possível. Nunca ouvi um caso tão absurdo em termos de prestação de serviços quanto esse que estou narrando e, infelizmente, aconteceu comigo.

E estou aqui, rezando, para que esteja tudo bem com minha família e que não haja nenhum problema até minha volta.

Perplexidade é pouco para traduzir meu estado.

Protocolo do absurdo: 2009056503094


Desculpem o palavrão, MAIS QUE SACANAGEM!

4 comentários:

  Doni

5:09 PM

Muito obrigado por divulgar!

  zardblend

12:22 AM

A TIM é uma empresa que não tem o mínimo de responsabilidade no atendimento. Já tentei cancelar de inúmeras maneiras o plano na empresa onde eu trabalhava...

Sabe o que eles alegavam?
O sistema de cancelamento estava fora do ar... todos os dias!!!

Fiquei tentando cancelar por 20 dias!!! E todos os dias o sistema estava fora do ar!!!

ABSURDO!!!

  Anônimo

12:12 AM

Pura verdade, o atendimento é péssimo, inventam uns pacotes loucos que nem os atendentes acham, uns ligam oferecendo, você ligar depois para contratar ninguém sabe que raio de plano era, a conta tem 500 planos, e cada um com um contrato que ninguém te explica no ato da adesão quais são as clausulas, era para minutagem, para falar de Tim para Tim, dos aparelhos de telefone, controle dos aparelhos via internet,... 500 contratos e cada um com 6 meses a 1ano de fidelidade... Se você muda uma vírgula em um de seus planos fica preso mais 1 ano... Tudo que você solicita um atendente tem que retornar te ligando depois ou leva dias, é uma caixinha de surpresa, e cara. Lixo.
Sem querer puxar o saco, mudei para Nextel a quase 1 ano, de cara você acha caro, R$100, R$ 140, cada, um susto, mas depois observa que sai mais barato, pelo menos no meu caso, pior é essas porcaria de operadoras de celular que você acha que os planos são baratinhos mas no final do mês a conta vem astronômica. Resumindo, gasto basicamente a mesma coisa, mas só assinei um contrato o qual tenho copia, não tenho dor de cabeça, muito mais simples e claro, e é muito mais eficiente.

  Vinicius Crespo

12:12 AM

Pura verdade, o atendimento é péssimo, inventam uns pacotes loucos que nem os atendentes acham, uns ligam oferecendo, você ligar depois para contratar ninguém sabe que raio de plano era, a conta tem 500 planos, e cada um com um contrato que ninguém te explica no ato da adesão quais são as clausulas, era para minutagem, para falar de Tim para Tim, dos aparelhos de telefone, controle dos aparelhos via internet,... 500 contratos e cada um com 6 meses a 1ano de fidelidade... Se você muda uma vírgula em um de seus planos fica preso mais 1 ano... Tudo que você solicita um atendente tem que retornar te ligando depois ou leva dias, é uma caixinha de surpresa, e cara. Lixo.
Sem querer puxar o saco, mudei para Nextel a quase 1 ano, de cara você acha caro, R$100, R$ 140, cada, um susto, mas depois observa que sai mais barato, pelo menos no meu caso, pior é essas porcaria de operadoras de celular que você acha que os planos são baratinhos mas no final do mês a conta vem astronômica. Resumindo, gasto basicamente a mesma coisa, mas só assinei um contrato o qual tenho copia, não tenho dor de cabeça, muito mais simples e claro, e é muito mais eficiente.

Post"s Relacionados




Recomendamos